Nesta segunda-feira (21), a Prefeitura de Barreiras sediou mais uma reunião de alinhamento para a realização do VI Encontro da Cadeia Produtiva do Leite do Oeste da Bahia, que acontecerá entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro, na Universidade do Estado da Bahia (Uneb). O encontro reuniu secretários municipais, representantes do Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras, Sebrae, Cooperleite, Acrioeste, Consid, imprensa local e outras instituições parceiras.
Participaram da reunião o secretário e o subsecretário de Agricultura e Tecnologia, Joaquim Neto e Inácio Macêdo; o secretário de Cultura e Turismo, Gulla; a subsecretária de Indústria, Comércio e Serviços, Cristiane Pacheco; o assessor Marcus Penalber, representando a Secretaria de Administração, também o diretor de Comunicação, Edivaldo Costa; demais coordenadores e assessores municipais. O coordenador geral do evento, Ubirajara Zapponi, destacou o empenho coletivo na organização do encontro.
“Estamos a poucos dias de um evento grandioso para o setor leiteiro baiano. Essa reunião serviu para definirmos os últimos ajustes do VI Encontro Leite Oeste Bahia, que terá uma programação ampla e diversificada. As inscrições seguem abertas no site da Prefeitura e são gratuitas, mas com vagas limitadas. Agradecemos à Prefeitura de Barreiras e a todos os parceiros pela atenção e colaboração para que este encontro seja um sucesso”, afirmou Zapponi.
O evento, considerado o maior do setor leiteiro da Bahia, tem como objetivo consolidar a pecuária leiteira como vetor de desenvolvimento econômico do estado, com destaque para o Oeste, principal região produtora. A programação contará com cursos, painéis, palestras e a grande novidade deste ano: o I Festival de Queijos e Vinhos, que acontecerá nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, na Praça Castro Alves, encerrando o evento com uma celebração dos sabores regionais.
O secretário de Agricultura e Tecnologia, Joaquim Neto, ressaltou a relevância do encontro para o fortalecimento da cadeia produtiva e convidou a população a participar.
“Concluímos mais uma etapa de preparação para o VI Encontro Leite Oeste Bahia, o maior evento do estado no setor leiteiro. Teremos uma programação voltada ao aprimoramento técnico e à valorização dos nossos produtores, com cursos de gestão de associações e cooperativas, além do curso de fabricação de queijo artesanal, que abre novas perspectivas econômicas para o pequeno produtor. E para fechar com chave de ouro, teremos o Festival de Queijos e Vinhos, com a participação de vinícolas de Morro do Chapéu e degustação de produtos feitos aqui no Oeste”, reforçou o secretário.
O VI Encontro Leite Oeste Bahia é uma realização da CRIO Agronegócio e conta com o apoio da Prefeitura de Barreiras e instituições parceiras, reafirmando o compromisso do município com o fortalecimento do agronegócio e o desenvolvimento sustentável da região. Na programação, a abertura oficial será na quarta-feira (29), às 18h, no auditório do Sebrae. Já na quinta-feira (30), a programação envolverá debates e palestras na Uneb, e Leilão Leite Oeste Bahia na Fazenda Água Doce.
Na sexta-feira (31) terá continuidade com palestras e painel de debate na Uneb, das 8h às 16h. Às 18h, acontecerá I Festival de Queijos e Vinhos, com apresentações culturais, degustações e exposição de produtos dos principais produtores do Oeste e da Chapada Diamantina, na Praça Castro Alves. Encerrando o evento, no sábado (1º), terá cursos na Uneb o dia todo, e o segundo dia do Festival de Queijos e Vinhos, reunindo vinícolas de Morro do Chapéu e produtores de queijos artesanais do Oeste da Bahia, em uma celebração de sabores regionais e integração do setor.
Dircom