Foto//Divulgação
Na quinta-feira (09), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que monitora os casos de Covid-19 e gripe em pilotos, comissários e demais profissionais do setor aéreo, para minimizar impactos em voos.
Nesta semana, as companhias aéreas Azul e Gol alertaram para a possibilidade de alterações em viagens devido ao afastamento de funcionários, por conta das doenças. Em nota, a Anac afirmou que “tem atuado na preservação da saúde dos profissionais e dos passageiros que trabalham e utilizam o transporte aéreo”.
A agência diz ainda que “monitora ainda as medidas operacionais que vêm sendo adotadas pelas companhias aéreas para minimizar os impactos causados pelos atrasos e cancelamentos de voos, bem como o cumprimento da prestação de assistência aos passageiros”.
“A ANAC ressalta que as medidas de segurança sanitária recomendadas pela Anvisa e adotadas pelo Governo Federal, alinhadas às regras internacionais determinadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), vêm sendo cumpridas desde o início da pandemia para a viabilidade de um transporte aéreo seguro e eficiente a passageiros e profissionais do setor”, afirma a nota.
Ainda de acordo com a agência, o passageiro que tiver o voo atrasado ou cancelado tem direito à prestação de assistência pelas companhias aéreas. A Anac recomenda ainda que os viajantes acompanhem a confirmação do voo pelos serviços disponíveis pela empresa aérea como aplicativos, site e central de atendimento.