Foto//Prefeitura de Xique-Xique
Nesta terça-feira (25), cerca de 1.429 famílias foram afetadas pela cheia do Rio São Francisco, em Xique-Xique. Dessas, 550 seguem desabrigadas ou desalojadas. A água subiu cerca de 2,5 metros desde o dia 27 de dezembro de 2021. Nesta terça-feira, o nível do Rio São Francisco estava em 7,2 metros.
De acordo com o prefeito Reinaldo Braga Filho, algumas famílias se recusaram a ficar longe de suas casas por medo que os imóveis sejam furtados. “Estamos há praticamente 15 dias tirando pessoas das ilhas, aquelas que desejam vir para a sede [do município]. Já aquelas que querem ficar perto das residências, nós doamos lonas. Também fizemos distribuição de medicamentos. O rio tem subido cerca de 6 a 7 cm por dia e a expectativa é de que o pico aconteça dia 29 de janeiro”, alertou o prefeito.
A prefeitura informou que a Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda tem acompanhado a situação das famílias, que foram cadastradas para receber assistência. Além disso, cerca de 1,6 mil lonas foram doadas, bem como medicamentos.
Já a Central Única das Favelas (CUFA) doou 100 cestas básicas, através da Companhia de Ações Especiais do Semiárido (CAESA).