Foto//Dircom
Desde a quarta-feira (6) está liberado o não uso de máscaras em ambientes abertos, em Barreiras. A medida foi publicada na edição 3651 do Diário Oficial de terça-feira (5). A decisão considera, entre outros indicativos, o avanço da vacinação no município, o monitoramento da Secretaria de Saúde sobre novos casos de Covid-19, números de internações, mortalidade e ocupação de leitos hospitalares. E considera também, o Decreto Estadual 21.295 do dia 02 deste mês, que flexibiliza o uso das máscaras na Bahia.
O Decreto 65, publicado pelo Executivo Municipal, torna facultativo o uso dos itens de proteção em ambientes abertos, públicos ou privados, em vias públicas e demais locais de uso coletivo. Porém, permanece obrigatório o uso em espaços fechados, públicos ou privados de acesso de pessoas e demais espaços fechados de uso coletivo; transportes coletivos; estabelecimentos destinados a prestação de serviços de saúde e, por pessoas com sintomas gripais em qualquer ambiente de uso coletivo.
“Esta decisão partiu após uma ampla análise do quadro epidemiológico de Barreiras, considerando as orientações do Comitê de Operações de Emergência criado durante a pandemia. É importante destacar que todas as medidas estão sujeitas à revisão, a partir de qualquer indício de novo agravamento da crise sanitária relacionada à Covid, em nossa cidade”, explica o secretário de Saúde, Melchisedec Neves.
De acordo com o Boletim Informativo Coronavírus 708, de segunda-feira (4), Barreiras registra 135.193 doses de vacinas aplicadas em primeira fase; 118.755 pessoas imunizadas com as duas doses e 40.465, com a terceira dose, nenhum caso de internação, tanto em enfermarias, quanto em UTI’S.
Dircom