Foto//ASCOM HO
A espera semanal de 16 horas dentro de um ônibus chegou ao fim. A rotina de dona Maria Francisca há seis meses, após a descoberta de um câncer de mama em tratamento em Salvador, a 870 quilômetros de Barreiras, agora será transformada com o início dos atendimentos da UNACON (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia) no Hospital do Oeste (HO).
De início, estão sendo ofertadas consultas de triagem para pacientes que já se encontram em tratamento de quimioterapia, a fim de avaliar possibilidade de transferência para o ambulatório de oncologia do HO. A partir de junho já começam a ser realizadas as primeiras sessões de quimioterapia e consultas para pacientes que iniciarão o tratamento.
“Em menos de um mês de funcionamento, já foram ofertadas 40 consultas, um alento para pacientes que podem ser acolhidos próximos ao conforto de seus lares e familiares, amenizando o desgaste enfrentado durante o tratamento da doença”, comentou Marina Barbizan, líder geral do HO.
“Só em estar em casa e não precisar viajar toda semana já me sinto aliviada, para poder realizar os procedimentos, chegava bem cansada da viagem. Vou continuar meu tratamento na minha cidade, no meu conforto”, comentou dona Maria Francisca, paciente da UNACON.
*ASCOM HO