Foto//Dircom
A Secretaria de Saúde de Barreiras, através da Central Integrada de Regulação, dentro do Projeto Saúde Humanizada, Integrada e Inovadora, realizou no último final de semana vários procedimentos no Centro de Saúde Leonídia Ayres de Almeida, bairro Morada Nobre. A ação teve como objetivo dar mais celeridade aos procedimentos de ultrassom e exames com o especialista em ecocardiograma.
Durante os dias 23 a 27 de maio, no Mutirão de Ultrassom, foram realizados 295 exames, sendo 138 transvaginais; 44 obstétricas; 34 ultrassons de rins e vias urinárias; 07 de próstata; 61 de abdômen total; 07 da parede abdominal; 03 ultrassons de partes moles e 01 de tireoide.
Já nos dias 27 a 30 de maio, de sexta a segunda-feira, a Secretaria de Saúde realizou 369 ecocardiogramas, um exame que é realizado através de ultrassonografia do coração que fornece imagens obtidas através do som. São através dessas imagens, que o médico especialista pode analisar se o coração está batendo normalmente, e se o fluxo sanguíneo está adequado.
O secretário municipal explica que os mutirões alcançaram pacientes das 48 Unidades de Saúde da Atenção Básica. “Devido à pandemia da Covid-19 algumas demandas ficaram reprimidas porque tivemos que suspender alguns procedimentos, dessa maneira, esses dois mutirões tiveram como meta reduzir essa demanda reprimida, alcançando pacientes tanto da cidade, quanto da zona rural. Durante o Saúde em Ação Integrada, a Secretaria de Saúde realizou 314 Raio X, 301 ultrassons, 109 eletrocardiograma e 84 ecocardiogramas”, destacou Melchisedec Neves.
*Dircom