O número de testes positivos e um óbito em decorrência da covid-19 ligou o alerta para uma nova onda de disseminação da doença em Barreiras. De acordo com o último boletim epidemiológico, foram concluídos 157 resultados sendo que 56 pessoas testaram positivo. Algumas escolas já registram grupos de alunos e professores contaminados e voltam a exigir máscaras dentro das dependências.
O Colégio Estadual Herculano Faria suspendeu as aulas após a confirmação de cinco casos de covid entre seus funcionários e um caso na gestão escolar. De acordo com as diretora da escola, além disso, vários alunos da escola estão com sintomas gripais e por isso as aulas foram suspensas.
Algumas escolas de Barreiras estão voltando a recomendar o uso de máscara pelos alunos. De acordo com o protocolo, em caso positivo, a escola deve afastar imediatamente o aluno das atividades presenciais e garantir o cumprimento de isolamento para evitar que outras pessoas sejam infectadas. Em casos suspeitos, com dois ou mais sintomas, ou confirmados para covid-19 de estudante ou professor, a pessoa infectada deve recorrer ao isolamento por sete dias. Em casos de persistência dos sintomas, o período de isolamento sobe para 10 dias.
O crescimento da contaminação tem sido provocado principalmente pela flexibilização de medidas preventivas, como uso de máscaras, baixo isolamento e retomada de festas e confraternizações. É importante destacar também que atualizar o cartão de vacina é a principal arma contra sintomas mais graves da doença. A vacinação contra Covid-19 já foi retomada na cidade e as pessoas que ainda não tomaram a terceira dose deverão procurar os postos de vacinação para tomar a vacina.