Cidade pólo do Oeste da Bahia, Barreiras continua sendo contemplada com investimentos para a expansão da prestação do serviço de esgotamento sanitário. O Governo do Estado, por meio da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), vem investindo R$ 2,7 milhões, de recursos próprios, para ampliar o atendimento para mais 6,8 mil moradores. O empreendimento vai beneficiar, de forma direta, 1,7 mil famílias com a estrutura de coleta e transporte dos esgotos domésticos. Ao final da obra, a cobertura deverá atingir 86% da sede municipal de Barreiras.
O gerente da área de esgotamento sanitário da Embasa, Vagner Pereira, explica que a obra, em andamento, visa implantar os ramais prediais e as caixas de inspeção, estruturas que são responsáveis pelo transporte dos imóveis até a rede coletora de esgoto. “Este investimento visa acompanhar o crescimento da cidade e garantir a prestação do serviço para os imóveis localizados em áreas onde a rede coletora já está instalada. Este recurso, destinado à contratação de uma empresa terceirizada via licitação, está acelerando a execução de novas solicitações de ligações de esgoto em Barreiras”, afirma.
Com investimentos da ordem de R$ 8,7 milhões, a Embasa está concluindo os trabalhos de engenharia para iniciar a operação do sistema de esgotamento sanitário para os bairros Barreirinhas e Morada da Lua, onde foram construídas duas estações para bombear os esgotos domésticos coletados nestas áreas até a estação de tratamento de esgoto, localizada na BR-135, saída para o Piauí. Parte deste recurso também foi destinado para atendimento a novos imóveis nos bairros São Sebastião e Morada Nova, ao lado da Vila Brasil. Ao ser iniciada a operação nesses bairros, mais 20 mil pessoas passarão a ser beneficiadas com o serviço de esgotamento sanitário em Barreiras.
Assessoria de Comunicação da Embasa