Destinado à assistência ao parto de maneira segura e humanizada, o Centro de Parto Normal Dr. Giltamar da Silva Gomes comemorou o primeiro ano de atuação na sexta-feira (10). Localizado na Rua Ernesto Geisel, bairro Jardim Ouro Branco, o equipamento de saúde é interligado ao Hospital da Mulher e conta com equipe multiprofissional, proporcionando acolhimento e conforto às pacientes de baixo risco e ao recém-nascido, além do respeito e autonomia às parturientes.

Neste primeiro ano foram realizados 118 partos, para comemorar essa marca um chá da tarde foi preparado pela equipe do CPN, que contou com a participação da secretária de Saúde, Jamile Rodrigues; coordenadora do CPN, Layanne Vila Verde; coordenadora regional do Samu, Juana Jamille; também enfermeiros obstetras, técnicas em enfermagem, assistentes administrativos e auxiliares de serviços gerais que compõem o quadro de profissionais do Centro de Parto Normal.

A data comemorativa foi abençoada pelos pastores Gerson Júnior e Rafaela Santos da Igreja Vinde Benditos do Eterno (VIBE). O momento também foi compartilhado pelas recém-mamães: Jasmine Leite, Luana Porto e Ana Maria, do bairro Jardim Ouro Branco; Sirleide França, do bairro Vila Brasil; e Rosane Tomaz, do povoado Alto da Bela Vista.

“Estou bem emocionada, estar neste ambiente me faz lembrar o maior presente que tive na vida, que é meu filho Pedro Luís, hoje com seis meses. Foi um momento mágico, agradeço imensamente todo apoio e acolhimento que tive no Centro de Parto Normal, cuidaram de mim e me deram autonomia em tudo. Sempre que eu posso, indico esse lugar como referência para as futuras mamães terem seus filhos”, disse emocionada Ana Maria.

Trabalhar essa autonomia nas mulheres com a escolha do parto é um dos principais objetivos do CPN, que está inserido dentro do Projeto Saúde Humanizada, Integrada e Inovadora da Secretaria Municipal de Saúde. Conforme a coordenadora, o CPN está apto para receber as pacientes do SUS, reguladas pela Atenção Básica nas 48 unidades de saúde.

“Realizamos quinzenalmente encontros que aumentam o vínculo entre a equipe e parturientes, fortalecendo a capacidade que cada mulher tem durante a trajetória do parto, que são as nossas famosas rodas de gestantes, que possibilitam esse entendimento da proposta do Centro de Parto Normal, tanto com as mães e seus familiares da sede como da zona rural. Aqui é um local acolhedor, temos uma equipe capacitada que trabalha 24h no acolhimento e no atendimento humanizado. Comemorar esse primeiro ano é bastante significativo para todos nós, porque trabalhamos com amor e respeito ao próximo”, explica Layanne Vila Verde.

A secretária de Saúde destaca que no Centro de Parto Normal as mulheres tem a oportunidade de serem protagonistas de seu parto. “Nesse espaço cada mulher tem a oportunidade de definir como ela quer parir e ter seu filho junto com sua família. Comemorar esse primeiro ano é um momento de muita felicidade, contamos com uma assistência de qualidade e estrutura composta de equipe multiprofissional, em espaços totalmente preparados e equipados exclusivamente para o momento do parto. A proposta da Secretaria de Saúde é justamente oferecer este atendimento humanizado e acolhedor para todas as mulheres gestantes de Barreiras”, citou Jamile Rodrigues.

Dircom

Comentário desabilitado.