Mais uma vez a Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade firma cooperação técnica junto à Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis do Município de Barreiras e Além São Francisco – 100 Agressão, para garantir a correta destinação aos resíduos produzidos durante o carnaval. O Projeto Coleta Seletiva Barreiras Folia 2023 visa realizar a coleta seletiva em consonância ao Decreto Federal nº 10.936/2022.

“A orientação do Decreto é que os resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública sejam destinados às associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis. Então, essa parceria garantirá um carnaval sustentável com a geração de renda para os catadores”, explica o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Demósthenes Júnior. A cooperação técnica prevê o apoio aos trabalhadores com cessão de equipamentos de segurança, de identificação, ajuda de custo, além de local próximo aos dois circuitos da folia para entrega, separação e entrega do material coletado.

Todos os 30 catadores que estarão trabalhando nos dias do carnaval participaram de uma capacitação sobre a importância e o uso correto dos equipamentos de proteção (EPI’s), realizada pela engenheira de segurança no trabalho, Laíse de Carvalho. “Esta ação foi implantada na última edição do Barreiras Folia, e estes trabalhadores têm um papel fundamental para o sucesso da festa realizando a coleta seletiva, então, nossa preocupação é que estejam protegidos e saibam como fazer a separação com segurança”, destaca a subsecretária Marisa Costa, que participou do encontro junto com o coordenador ambiental Ronaldo Ursulino e o diretor Judson Almeida.

O kit de EPI’s entregue à associação contou com chapéus, protetores auriculares, luvas de proteção contra agentes mecânicos, botinas e máscaras respiratórias. Além disso, foram oferecidas camisas de manga longa, crachás de identificação e sacos para acondicionamento do material coletado.

Dircom

Comentário desabilitado.