A Secretaria de Saúde de Barreiras realizou nessa segunda-feira, 27, uma Audiência Pública para apresentar o relatório detalhado da prestação de contas do 3º quadrimestre no Plenário Aroldo Cavalcante da Câmara de Vereadores. A consultora técnica Ivana Carinhanha e a assessora especial Maria Messias, mostraram os resultados quantitativos e qualitativos em 2022 ao Conselho Municipal de Saúde, secretária municipal Jamile Rodrigues, o vice-prefeito e secretário de Planejamento Emerson Cardoso, vereador Sileno Cerqueira, técnicos da saúde e população.

Segundo o que preconiza o Ministério da Saúde, o gestor do SUS em cada ente da Federação deve inserir informações como o montante e a fonte dos recursos aplicados no período de sua execução, também suas recomendações e determinações, além da oferta e produção de serviços públicos na rede assistencial própria, contratada e/ou conveniada de acordo com a Lei Complementar n° 141/2012.

Entre os dados apresentados até o 3° quadrimestre de 2022, a Prefeitura de Barreiras que em 2016 apresentava uma cobertura de 44% na Atenção Básica de Saúde, atualmente cobre 83% e vem ampliando gradualmente os serviços públicos de saúde. Durante a apresentação dos dados, as servidoras também citaram informações sobre Atenção Primária, Assistência Ambulatorial e Hospitalar, Suporte Profilático e Terapêutico, Rede Materno Infantil, Vigilância em Saúde, Atenção Farmacêutica, Pactuação no Consórcio Regional, Saúde Mental, Programas, Educação Permanente, Proteção e Benefício ao trabalhador.

De acordo com a secretária de saúde, o fortalecimento da Atenção Básica, bem como as metas e indicadores do Programa Previne Brasil e a implementação de novas diretrizes são fundamentais para ampliar a saúde humanizada no município.

“Quadrimestralmente apresentamos esse relatório, que é de fundamental importância para de forma transparente avaliarmos os indicadores e o alcance das metas estabelecidas no Plano Municipal de Saúde e na Programação Anual de Saúde. Dentre os sete indicadores do Programa Previne Brasil, o município teve considerável avanço, saindo de uma pontuação de 3 metas para 6 metas. Na atenção Farmacêutica conseguimos equipar, modernizar e ampliar a oferta de medicamentos da farmácia básica. Vale ressaltar, que na vigilância em saúde tivemos resultados positivos, contudo, precisamos continuar vigilantes e atentos ao controle das doenças, a fim de que possamos evitar a proliferação daquelas transmissíveis, evitando assim os surtos epidêmicos. Enfim, agradecemos a participação de todos nessa Audiência Pública e seguimos com o nosso trabalho diário buscando cumprir a nossa meta principal que é termos uma Saúde Humanizada, Integrada e Inovadora”, finalizou a secretária de saúde, Jamile Rodrigues.

Dircom

Comentário desabilitado.