O sábado (11) e domingo (12) foi movimentado no Hospital Municipal Eurico Dutra em mais uma edição do mutirão para remoção de catarata e pterígio. A Secretaria Municipal de Saúde alcançou a meta de 500 procedimentos em pacientes de Barreiras, diminuindo a demanda para cirurgias eletivas agendadas nas unidades de saúde e reguladas pela Central Integrada de Regulação (CIR).
A secretária de Saúde, Jamile Rodrigues, acompanhou o mutirão realizado após a triagem de 940 pessoas durante os dias 1º e 2 de março, no Centro de Especialidades Leonídia Ayres de Almeida, momento que foi realizada a limpeza de lente (capsulotomia).
“Mais um mutirão de catarata e pterígio realizado com sucesso. Estamos felizes em conseguir diminuir a fila de espera, levando mais qualidade de vida às pessoas acometidas com doenças oculares associadas à idade. Todos esses procedimentos são seguros, com índice de boa recuperação, além disso a cirurgia demora em média 10 minutos e ao final os pacientes recebem todas as orientações do tratamento, que é acompanhado por nossa equipe. Continuamos trabalhando e levando sempre uma saúde humanizada, integrada e inovadora para nossa população”, destacou a secretária Jamile.
Todos os pacientes que realizaram a cirurgia de catarata e pterígio receberam orientações sobre os cuidados necessários para o pós-operatório e já passaram pela primeira consulta médica no dia posterior ao procedimento. Agora, a segunda consulta já está agendada para o dia 4 de abril, no Centro de Especialidades Leonídia Ayres de Almeida, para avaliação do resultado final do procedimento.
DIRCOM