Os conselheiros do Conselho Municipal de Turismo-Comtur, empresários e representantes do setor turístico de Barreiras se reuniram para conhecer detalhes do Plano Municipal de Turismo com base em pesquisas diagnósticas que foram feitas ao longo dos últimos meses. Na oportunidade também foi apresentado o planejamento de trabalho da Diretoria de Turismo. O encontro aconteceu no Centro de Cultura Rivelino Silva de Carvalho na noite desta terça-feira (14), conduzido pela turismóloga e diretora da Câmara Técnica de Turismo “Caminhos do Oeste”, Ana Rita Cathalá.
Estiveram presentes ainda o secretário de Cultura e Turismo, Jefferson Barbosa, a subsecretária Emília Moreno, o vice-prefeito e Secretário de Planejamento, Emerson Cardoso, secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Roberto Carvalho, secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Demósthenes Júnior, secretária de Administração, Gislaine Barbosa, representantes da Universidade Federal do Oeste-UFOB e Consórcio Multifinalitário do Oeste da Bahia-Consid.
As diretrizes, metas e ações voltadas ao desenvolvimento da atividade turística no município foram apresentadas dentro do Planejamento de Trabalho da Diretoria de Turismo com detalhamento das estratégias mensais para impactar a oferta turística, infraestrutura e mercado, além de promover o avanço do setor. A turismóloga Ana Rita apresentou algumas iniciativas desenvolvidas no Município e perspectivas para os próximos meses.
“Esse plano é uma ferramenta muito importante para Barreiras, não só para consolidar as metas do nosso turismo mas para acessar uma série de oportunidades que acontecem no mundo do turismo. É uma política muito importante para o nosso município que tem uma vocação turística natural, com belezas naturais, esportes livres, festas religiosas, entretenimento, áreas rurais, gastronomia diferenciada e um povo acolhedor”, disse.
Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Jeferson Barbosa, algumas ações que estão no Plano Municipal de Turismo já foram ou estão sendo implementadas. Outras ainda serão executadas.
“Esse Plano de Turismo vai nos dar condições de canalizar recursos financeiros e convocar os trades turísticos para avançar ainda mais. O passo mais importante já foi dado pela gestão, que é arrumar a casa com infraestrutura, valorização das festas tradicionais, a exemplo do Carnaval, Festa de Iemanjá e Oxum, Romaria do Cantinho, São João, pavimentação das comunidades rurais que possuem roteiros gastronômicos, a exemplo da Nanica, dentre outras ações que também são contempladas pelo PPA. Temos certeza que tudo isso chama atenção dos turistas e agora com esse Plano de Turismo e planejamento alinhado aos agentes de desenvolvimento turístico nossa meta é buscar mais parceiros para fortalecer a imagem da Capital do Oeste e do Turismo”, destacou o secretário de Cultura e Turismo, Jeferson Barbosa.
Dircom