A notícia de uma onda de demissões na Rede Bahia de Televisão( 120 desligamentos ) que surgiu no fim da semana passada, chegou com força nas Tv`s Oeste ( Barreiras ) e São Francisco ( Juazeiro ) acabando com a transmissão dos jornais locais, essas duas emissoras desde 2015 já não tinham a exibição do jornal Bahia Meio Dia , agora foram extintos os programas Jornal da Manhã e BA/TV que eram exibidos regionalmente. Muitos meios de comunicação anunciaram o fechamento da emissora de Barreiras mas na verdade foi a extinção dos seus telejornais locais e muitas demissões a emissora vai continuar funcionando.
Um retrocesso para a região
Desde que o jornal do meio dia deixou de ser exibido a região de Barreiras já sentia falta daquele que talvez fosse o mais charmoso jornal da emissora, onde tinha grandes entrevistas que esclareciam dúvidas da comunidade, agora a não exibição do Ba/Tv local deixa uma lacuna incalculável para a sociedade do Oeste, os fatos do dia a dia não serão mais vistos nos lares do publico que tinha se acostumado com aquele horário ver o BA/TV com o seu tradicional apresentador Carlos Augusto ( este continua na emissora ). Esse retrocesso na comunicação não é maior por que algumas equipes vão continuar a mandar, por enquanto matérias para a cabeça de rede ( Tv Bahia ) em Salvador que poderá exibi-las, mas sem cara e jeito da nossa gente.
Testemunho
Me refiro a esses jornais pois ajudei e coordenei nos meus 23 anos de Tv Oeste a criação do Jornal da Manhã, a exibição ao vivo do Bahia Meio Dia ao Vivo e por último a exibição integral do Ba/tv por que por anos dividíamos um bloco com Salvador. Neste período, brilhantes profissionais estiveram empenhados de levar a informação da melhor maneira possível pelas lentes e microfones da Tv Oeste de Barreiras. Uma tristeza para quem ama o jornalismo ver o maior veículo de comunicação da nossa região abdicar desses programas de pura informação do Oeste, limites, divisas e fronteiras foram quebradas com as nossas matérias mas agora só o futuro dirá o que vai acontecer com essa importante emissora.
Nota oficial da Rede Bahia
A Rede Bahia informa que, a partir de hoje, as afiliadas TV São Francisco e TV Oeste começam a operar com um novo modelo de produção de conteúdo. Equipes de reportagem vão produzir matérias que serão exibidas para todo o estado pelo Jornal da Manhã, Bahia Meio Dia e BA TV, através da TV Bahia, em Salvador. A decisão faz parte do redesenho de portfólio de produtos e governança das empresas que compõem a Rede Bahia, que foi anunciado no início de maio. Com isso, alguns profissionais finalizam seus ciclos, seja por aposentadoria, para assumirem novos desafios ou por decisão empresarial. A todos os profissionais, indistintamente, a TV São Francisco e a TV Oeste agradecem pelo tempo dedicado e pelo trabalho realizado.
As emissoras continuam integrando a Rede Bahia, produzindo informes diários ao longo do dia, participando de entradas ao vivo e/ou gravadas para os programas estaduais ou nacionais (Globo e Globosat). Além disso, as emissoras seguem apoiando as manifestações culturais das suas regiões e dando visibilidade e cobertura para assuntos de interesse da comunidade.