As equipes do Hospital da Mulher prepararam uma recepção carregada de carinho e cuidado às gestantes e puérperas assistidas pelas unidades de saúde de Barreiras, nesta sexta-feira (4). O evento marcou o início da programação do Agosto Dourado, mês que simboliza a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. Orientações e muita informação foram repassadas pelas profissionais do Hospital às mulheres e acompanhantes.

“Aqui já temos a ‘hora de ouro’, assim que o bebê nasce e tem o primeiro contato com a mãe, é um momento importante de incentivo a amamentação e que tem sequência durante todo o período de internação, com orientações, acolhimento e apoio. Esta ação de hoje também tem o objetivo de incentivar a prática, mas também, criar vínculos entre as pacientes e familiares com a unidade de saúde onde o parto será realizado”, explica a diretora administrativa do Hospital da Mulher, Patrícia Assis.

Durante o encontro, a psicóloga Flaviane Nogueira e a assistente social, Luzana Araújo abordaram temas relacionados à importância da rede de apoio no pós-parto e à legislação direcionada às mães que trabalham fora. “Buscamos reforçar que a amamentação não é exclusiva da mãe, mas que é necessário que todos que estejam ao seu redor entendam o processo, como o pai, vizinhos e demais pessoas que possam ajudar neste momento tão importante para mãe e filho”, destaca a psicóloga Flaviane.

E para acompanhar o processo de perto, o futuro papai Tiago de Carvalho assistiu às palestras junto com a esposa Jéssica de Macedo, já no oitavo mês de gestação. “Estamos buscando mais informações de como proceder, apesar de ser nosso segundo filho, sempre é importante aprendermos mais”, disse Tiago. E se depender de Jéssica, a pequena Júlia, que nasce em breve, será muito bem alimentada. “Pretendo amamentar nossa filha até os dois anos de idade, amamentei o nosso primeiro e agora, quero garantir o aleitamento materno por mais tempo”, disse.

Dircom

Comentário desabilitado.