Como forma de desburocratizar e tornar mais dinâmico o trâmite dos processos da área ambiental em Barreiras, a Prefeitura por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, lançou o novo Sistema de Gestão e Informações Ambientais. A ferramenta, que está integrada ao site oficial do Município (www.barreiras.ba.gov.br), foi apresentada aos consultores, contadores e despachantes nesta quarta-feira (29), no auditório da Escola Municipal Mirandolina Ribeiro Macêdo.

Todos os passos para utilizar o novo sistema foram detalhados por Matheus Kunde, representante da EL Produções de Software, empresa responsável pelo desenvolvimento e manutenção. A iniciativa visa facilitar o trabalho dos profissionais e demais usuários, que precisam dar entrada em processos administrativos junto à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, como licenças ambientais, autorizações para novos empreendimentos, alvarás, certidões, dentre outros. Com a informatização de todas as etapas, desde o protocolo, os acompanhamentos até os resultados, passam a ser feitas diretamente na plataforma.

“É um passo à frente, considerando a agilidade nas respostas que poderemos oferecer aos nossos contribuintes, consequentemente, esta nova dinâmica acarretará a geração de economia em diversos aspectos, uma vez que não haverá mais a necessidade do interessado se deslocar até a Secretaria, o tempo dos processos será reduzido e haverá economia de papel”, explica o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Demósthenes Júnior que esteve no evento acompanhado pela subsecretária  Marisa Costa e pelo vereador Otoniel Teixeira.

Para acessar o sistema é necessário realizar um cadastro prévio, onde será fornecido um login e senha, a partir daí o próprio sistema fornece ao interessado o rol de documentos necessários, considerando a demanda apresentada. A população pode ainda por meio da plataforma, fazer denúncias relacionadas a área de meio ambiente, anônimas, ou, não. Outra característica é a transparência nos processos em tramitação, possibilitando às pessoas consultar e acompanhar as movimentações. “Ele cumpre os princípios de aprimoramento da gestão pública e garante ao cidadão o acesso às informações relacionadas a empreendimentos instalados ou que tenham pretensão de se instalar no Município, por exemplo”, finaliza o secretário.

Dircom

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