Sexta-feira, 17 de fevereiro, foi a data que marcou a volta do maior e melhor carnaval do interior da Bahia, e nos circuitos Zé de Hermes e Aguinaldo Pereira a alegria do folião está registrada em cada momento. Os foliões contam com uma programação à altura dos barreirenses e visitantes, com uma estrutura de segurança que permite que todos brinquem com tranquilidade. Os trabalhos coordenados pela Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito em parcerias com as demais forças de segurança, conta com um planejamento antecipado no esquema de segurança do carnaval, que aplicará mais de 170 homens trabalhando por dia para que a festa transcorra em paz nos dois circuitos.
Para cumprir o planejamento de segurança, nos circuitos que são fechados com revista e detectores de metal nas entradas, a Polícia Militar de Barreiras recebe também o apoio do Cicom com a instalação de câmeras, e ainda das Companhias de Luís Eduardo Magalhães e Formosa do Rio Preto, além do apoio da CIPE Cerrado e Rondesp. Os policiais que desempenham atividades internas também foram escalados para atuarem na segurança do Barreiras Folia 2023.
Esta é a primeira vez que Barreiras tem um sistema de videomonitoramento aplicado na folia de momo. No total, são 56 câmeras distribuídas em todos os acessos da cidade. Nos dois circuitos são 15 câmeras espalhadas, o que garante mais eficiência no serviço prestado à população.
“As câmeras tem uma resolução e amplitude muito boas. Essas ferramentas vão ajudar muito no carnaval. São câmeras de reconhecimento facial. Temos seis pontos estratégicos, com câmeras que tem uma amplitude de 360 graus e a Cicom está recebendo reforço de policiais justamente para trabalhar no monitoramento e também na comunicação com as patrulhas. Hoje temos um sistema de comunicação muito superior aos sistemas anteriormente utilizados pela polícia. São rádios de última geração”, disse o comandante do Comando de Policiamento Regional do Oeste, Osival Cardoso.
A Polícia Civil também se faz presente no Barreiras Folia 2023, com uma delegacia funcionando no Circuito Aguinaldo Pereira, onde quem precisar pode registrar ocorrências, como perda de documentos, furtos e outros. O plantão, que começa às 20h e termina às 7h, conta com uma equipe composta por 02 delegados, 02 escrivães e 06 agentes. De acordo com o delegado, Francisco Carlos de Sá, a polícia civil se preparou para todos os dias do carnaval.
“Eu vejo que devemos redobrar a nossa atenção porque a vontade dos foliões é muito grande. E estamos presente para garantir que seu desejo de brincar transcorra em paz, a polícia civil está aqui preparada para o registro dessas ocorrências em parceria com a polícia militar que faz o policiamento ostensivo”, disse.
De acordo com o secretário de Segurança Cidadã e Trânsito, Júnior Sampaio, a secretaria montou um esquema com um efetivo de 320 Guardas Civil Municipal durante todo o período de carnaval. “Serão 64 guardas civis por noite, 16 distribuídos no trânsito, 06 no apoio ao circuito Zé de Hermes e 42 no circuito Aguinaldo Pereira. Um dos destaques é que nos carnavais promovidos pela atual gestão, nós disponibilizamos elevados para as corporações, uma forma de ter maior visibilidade sobre o que acontece na multidão e garantir mais segurança para o folião”, pontuou.
A central das forças de segurança está concentrada na antiga Cesta do Povo ao lado do CAB (Feira Livre).
Dircom