Nesta terça-feira (26) foi comemorado os 08 anos do Bispo Dom Josafá Menezes da Silva à frente da Diocese de Barreiras. Em 2011, Dom Josafá, como é carinhosamente chamado, tomou-se o 2º Bispo da Diocese da cidade.
Dom Josafá Menezes da Silva foi nomeado pelo Papa Bento XVI no dia 15 de dezembro de 2010, como o segundo Bispo da Diocese de Barreiras.
Ele nasceu em 02 de janeiro de 1959, na cidade de Salinas de Margarida (BA) foi ordenado Sacerdote em 14 de maio de 1989 e ordenado Bispo dia 10 de março de 2005. Cursou bacharelado em Filosofia na Universidade Católica de Salvador, Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e Doutorado em Antropologia Teológica pela Pontifícia Universidade Lateranense.
Entre as atividades realizadas pode se destacar as seguintes: Foi Vice-Reitor do Seminário Propedêutico Santa Terezinha do Menino Jesus em Salvador, Administrador Paroquial da Paróquia de São João Batista na Vila América, Vigário da Forania de Santana do Rio Vermelho.
Acumulou ainda as funções de Econômico Adjunto da Arquidiocese de Salvador entre os anos 1995 e 1996. Trabalhou na organização do plano de evangelização da Arquidiocese de Salvador. Exerceu também a função de professor no Instituto de Teologia da Universidade e no Instituto João Paulo II para os Estudos sobre o Matrimônio e a Família.
Foi Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Salvador entre março de 2005 a dezembro de 2010.
Em 26 de fevereiro de 2011, tomou posse como o 2º Bispo da Diocese de Barreiras. Dom Josafá assume como inspiração para o seu ministério o lema: Praedica verbum (Prega a Palavra), frase da 2ª Carta de Timóteo 4,2.