Depois de apoiar a Campanha “Setembro Amarelo”, de prevenção ao suicídio, a Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) aderiu ao “Outubro Rosa”, na luta contra o câncer de mama. A entidade é uma das apoiadoras da campanha Lenços do Agro, que arrecada o adereço e destina às mulheres em tratamento oncológico. O objetivo da iniciativa é devolver a autoestima às pacientes, em um momento tão delicado em que o processo quimioterápico resulta na perda do cabelo – principal símbolo da feminilidade.
A Aiba destinou apoio institucional à campanha e tornou-se ponto de coleta dos lenços, a fim de sensibilizar seus associados e visitantes sobre a necessidade da doação. “Somos sensíveis às causas nobres e apoiamos campanhas contra o câncer e de valorização da vida. E entendemos que deflagrar apoio é participar ativamente, por isso estamos doando e também coletando as doações, para facilitar a vida de quem gostaria de participar, mas não sabe como”, ressaltou a assessora da presidência, Rosi Cerrato, que integra também o Núcleo Das Mulheres do Agro do Oeste da Bahia, apoiador oficial da campanha.
Além da sede da Aiba, em Barreiras, e do Núcleo das Mulheres do Agro, em Luís Eduardo Magalhães, outras entidades do agronegócio também se tornaram pontos de coleta. Os interessados em ajudar podem se dirigir a uma dessas instituições e depositar seus lenços nas caixas coletoras. Quem não tiver o adereço, o Núcleo está confeccionando e comercializando a preço de custo. A peça varia de R$ 10 a R$ 20, a depender do tamanho. Os lenços podem ser adquiridos na própria unidade onde serão coletados e posteriormente enviados para doação em hospitais e casas de apoio.
A iniciativa nasceu no Paraná e ultrapassou divisas, chegando à Bahia e a outros estados da federação. Além de lenços, as pessoas podem doar também turbantes, perucas e mechas de cabelo. A campanha motivacional segue até o próximo dia 30 de outubro, mas as doações podem ser feitas durante todo o ano.
Ascom Aiba