Há exatamente um ano, em dezembro de 2022, o Canal Rural começava, de forma inédita, a escrever sua história em terras baianas. Com o nascimento da afiliada na Bahia, cuja licença foi concedida à Marca Comunicação, a emissora ampliou seu alcance na fronteira agrícola do Matopiba e inaugurou uma nova era para a comunicação do agro em todo o Nordeste do país.
Desde o ano passado, a equipe do Canal Rural atua na produção de conteúdo jornalístico e especial no Oeste da Bahia e nos estados vizinhos, colaborando com a programação nacional da emissora e dando voz ao setor na região. Em um ano de atuação, muitos projetos foram desenvolvidos em parceria com empresas, marcas e produtores de todo o Matopiba.
“O Oeste da Bahia precisava ter por perto uma plataforma de comunicação integrada e especializada como o Canal Rural para completar um cenário que já era de desenvolvimento e pujança. Vemos que a implantação da afiliada foi muito bem aceita pelo setor”, afirma o publicitário e diretor geral da afiliada, Leilson Soares. Projetos especiais desenvolvidos no Dia de Campo do Grupo Progresso e da Exposoja, no Piauí, bem como da Bahia Farm Show, na Bahia, marcaram o primeiro ano do Canal Rural Bahia.
Outro destaque durante o ano foi o projeto exclusivo ‘Cerrado Sem Fogo’, uma campanha idealizada pelo Canal Rural no estado entre os meses de setembro e outubro que mobilizou entidades e produtores com o objetivo de conscientizar sobre os impactos ambientais, econômicos e sociais das queimadas que afetam o bioma na região.
De acordo com o diretor de conteúdo do Canal Rural em São Paulo, Giovanni Ferreira, estas e outras iniciativas são formas de a plataforma se mostrar presente e contribuir com o cenário do setor produtivo no Matopiba, maior fronteira agrícola do país. “Estar presente na região não é apenas uma estratégia, mas uma condição, uma necessidade para olhar para o agronegócio brasileiro e do mundo”, defende Giovanni.
Estrutura
A equipe editorial e de projetos da afiliada é composta ainda pelos jornalistas Carla Letícia e Vinícius Ramos, além do cinegrafista e editor Guilherme Soares; do diretor de arte Wellington José e da executiva comercial Regiane Oliveira. O escritório com sede em Barreiras, atende toda a região Oeste e os estados vizinhos com comercialização de espaços exclusivos na grade e nos canais digitais do Canal Rural.
A estrutura do escritório é integrada à Marca Comunicação, também de propriedade de Leilson Soares, que possui vasta experiência nas ações voltadas para o agro. “Através da Marca, atendemos marcas e instituições representativas do setor há dez anos, o que nos fez vivenciar e compreender as demandas e potencialidades do agro para trabalhar de forma assertiva sua comunicação para com todo o Brasil”, completa o diretor.
O jornalista Vinícius Ramos, que veio de São Paulo para fazer parte da equipe, destaca o reconhecimento que teve com o trabalho em um veículo líder no segmento. “Estar hoje aqui chegou como um desafio na minha vida e estou feliz em fazer parte dessa história. Espero poder colaborar ainda mais com esse crescimento”, afirma o repórter.
Potencial
Para 2024, grandes projetos e campanhas estão na programação do Canal Rural Bahia, desenvolvidas junto a marcas relacionadas ao agro e a entidades de classe. De acordo com Leilson, os eventos e feiras do setor realizados no Matopiba terão espaço garantido na grade nacional da emissora, bem como grandes especiais de conteúdo. “Caminharemos lado a lado do setor este ano, compreendendo suas necessidades e desafios e criando um contéudo rico que possa contribuir ainda mais com o seu desenvolvimento”, finaliza ele.
Fonte//Assessoria de Comunicação – Canal Rural Bahia