O mês de maio é um marco em todo país na luta contra o câncer de ovário, e foi com o objetivo de conscientizar as mulheres da importância da prevenção que a Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Atendimento à Mulher (CAM), realizou nesta segunda-feira (15), palestras e exames com pacientes em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Câncer de Ovário, comemorado na última segunda-feira (8).

Conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), entre todos os tipos de câncer que afetam as mulheres, o de ovário é um dos mais letais. Na palestra ministrada pela médica ginecologista Jeanne Barbosa foram abordados os fatores que aumentam os riscos deste câncer e as formas de prevenção
As pacientes também participaram de um bate-papo com a psicóloga Gabriela Costa Castro, e a enfermeira Alinne Angélica de Souza realizou palestra orientativa e testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C. O momento explicativo contou ainda com a participação do educador físico Wendell Salles, que realizou alongamentos e um bate-papo com as pacientes.

De acordo com a coordenadora do CAM, essas ações visam chamar atenção das mulheres para o cuidado com a saúde do corpo. “Esse é um tema recorrente que trabalhamos nos atendimentos ofertados no CAM. As mulheres precisam levar a sério e realizar consultas periódicas necessárias para a sua saúde. O CAM é exclusivo para o atendimento às mulheres com oferta de consultas com ginecologistas em procedimento de biópsia, cauterização, incisão e retirada do DIU, além de atendimentos com mastologistas,psicólogos e nutricionista e acompanhamento de pré-natal de alto risco ”, pontuou Lidiana Borges.

O Centro de Atendimento à Mulher está localizado na Rua Aníbal Alves Barbosa, nº 398, Centro. Os atendimentos através do Sistema Único de Saúde (SUS) acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

Dircom

Comentário desabilitado.