Assim como existem diversas interpretações possíveis para uma mesma obra de arte, há várias possibilidades de releituras. E nas últimas semanas de outubro, os estudantes do Centro Educacional Tarcilo Vieira de Melo, puderam compreender que produzir uma releitura de obras artísticas de pintores brasileiros permite a imaginação, criatividade e cores presentes na infância.
O projeto Exposição de Arte Gabriela Lopes Ramalho, esteve exposto no pátio da unidade escolar nesta segunda (7) e terça-feira (8) para apreciação da comunidade escolar. O projeto é em homenagem à memória da estudante do 2º ano, Gabriela, que faleceu em outubro, vítima de acidente automobilístico. As atividades envolveram a equipe pedagógica e estudantes, na produção de uma releitura através da visão dos pintores Romero Brito, Ivan Cruz, Ricardo Ferrari, Candido Portinari e Tarsila do Amaral.
“Foi um momento mágico trabalhar com nossas crianças a arte. Eles desenvolveram habilidades de percepção, observação, imaginação e até conseguiram ampliar seu universo cultural. Essa homenagem a nossa querida Gabriela, ficará marcada”, afirma a coordenadora pedagógica Jânia Cardoso dos Santos.
Durante o projeto, eles utilizaram pintura em telas, tecidos, papel, potes plásticos, além de recortes e colagens. No 3° ano, o pequeno Gustavo se inspirou com suas figuras coloridas, alegres, bem-humoradas e de apelo popular e comercial baseado nas obras de Romero Brito. “Foi muito legal conhecer os pintores, saber da história de cada um e depois apresentar meu trabalho”, disse o estudante.
Segundo a diretora geral Alessandra Teixeira, a exposição é uma proposta de releitura que se baseia em um conhecimento prévio dos artistas e suas obras: a época em que ele viveu, sua biografia, artistas que o influenciaram, o tema da obra e de outros trabalhos de sua autoria, a técnica utilizada, sua visão crítica sobre a sociedade e qual mensagem desejava transmitir.
“Conseguimos imergir o universo da imaginação e da arte. Eles aprenderam a se concentrar, trabalhar em equipe, testar diferentes materiais, exercitar a coordenação motora fina e estimulação de toda a sua potência criativa. Agradecemos o empenho da coordenação pedagógica, professores e estudantes que atuam como protagonistas de sua aprendizagem e nada pode ser mais enriquecedor do que isso”, ressaltou a diretora.
*Dircom