Nesta terça-feira (12) o Laboratório de Agentes Infecciosos (LAIVE) e Vetores da UFOB (Universidade Federal do Oeste da Bahia) iniciará a realização de exames para detecção do COVID – 19. Agora a região Oeste terá mais agilidade na testagem dos casos suspeitos da doença. Isso é o resultado da ação conjunta de muitos atores e nasceu no dia 18 de março, em uma assembleia conjunta do CONSID (Consórcio Intermunicipal do Oeste da Bahia) / UMOB (União dos Municípios do Oeste da Bahia) /CONSOB (Consórcio de Saúde do Oeste da Bahia) /CISBARC (Consórcio da Saúde da Bacia do Rio Corrente).
A assembleia conjunta contou com a presença de 22 municípios: Riachão das Neves, Formosa do Rio Preto, Santana, Wanderley, Muquém do São Francisco, Cotegipe, Cristópolis, Baianopolis, Brejolândia, Santa Maria da Vitória, São Félix do Coribe, Jaborandi, Cocos, Mansidão, Buritirama, Morpará, Luís Eduardo Magalhães, Catolândia, Santa Rita de Cássia, Barreiras, Correntina e São Desidério. Também estavam presentes o representante do Ministério Público Estadual, André Fetal, o Núcleo Regional de Saúde e UFOB.
O tema era a busca de redução de danos frente a pandemia. O reitor da UFOB, Jacques Antônio informou da vontade e capacidade técnica da universidade para a realização de exames para o covid19. Colocando-se a disposição da região para isso e pedindo ajuda para a finalização da montagem do LAIVE e da sua certificação pelo LACEN. A assembleia aceita de forma unanime a oferta e começa a união de esforços para este fim.
A ABAPA, AIBA e diversos empresários locais capitaneados por Antônio Balbino e Sávio Mena abraçaram a causa e financiaram o projeto. Com a viabilidade financeira vem a segunda etapa: Credenciar e certificar o LAIVE junto ao LACEM. Nesta etapa o ministério público, o Núcleo Regional de Saúde e CONSID/UMOB e UFOB trabalharam na busca desta certificação junto ao Lacen.
Agora todo o Oeste da Bahia colherá os frutos dessa parceria e essa será uma conquista duradoura. A partir de agora contaremos com um laboratório equipado de modo permanente para testar doenças infectocontagiosas na nossa região. Quando todos os esforços se convergem Um belo exemplo de trabalho conjunto da iniciativa privada, municípios, universidade, Estado e consórcios públicos.
Quer mais notícias, clique AQUI: www.maisoeste.com.br
https://www.instagram.com/p/CADfFRLDlyc/?igshid=29fq0ue0ckwi