Com foco nos impactos do corredor das Ferrovias de Integração Centro Oeste e Oeste Leste (FICO-FIOL) sobre o desenvolvimento econômico, a geração de emprego e renda local e regional, e as oportunidades e vulnerabilidades de setores da população diante desse processo, especialmente das mulheres, nesta quarta-feira (25), o vice-prefeito e secretário de Planejamento, Emerson Cardoso, recebeu o consultor do Banco Mundial, Wagner Santana, elencando as vertentes econômicas e os impactos positivos da FIOL para a Capital do Oeste.
No encontro também estiveram presentes o secretário municipal de Agricultura e Tecnologia, José Marques; secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Demósthenes Júnior; secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Roberto Carvalho; coordenador do Inema, Armando Nascimento; presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras, David Schmidt; gerente de sustentabilidade da Aiba, Enéas Porto, e a analista ambiental da Aiba, Raquel Fernandes.
Na oportunidade, trataram sobre os projetos favoráveis na área da educação que fomentam as oportunidades de mão de obra na construção da FIOL. Essa consultoria, conforme Wagner Santana, tem como objetivo definir estratégias de desenvolvimento econômico para os Estados atravessados pelo corredor, a partir da proposição de novas oportunidades de negócios, além da avaliação dos impactos desse crescimento econômico sobre a geração de emprego e renda local regional.
“Para o cumprimento desses objetivos, após ouvir todas essas projeções e levantamentos de dados positivos para Barreiras e o Oeste da Bahia, o Consórcio Internacional formado pelas empresas MCRIT, Urbana Consultoria, JM Solto e Iber-Geo que foi contratado pelo Banco Mundial deverá, de acordo com o Termo de Referência, realizar a análise desses dados socioeconômicos, demandas por qualificação, projetos e ações que já são realizadas na região, em sinergia com o referido corredor ferroviário, permitindo identificar as perspectivas das atividades econômicas afetadas pelas ferrovias”, pontuou.
Para o vice-prefeito e secretário de Planejamento, Barreiras é hoje o principal corredor de desenvolvimento e de oportunidades com projeções de mais e novos desenvolvimentos, principalmente no trecho três da FIOL que liga Figueirópolis/TO e Barreiras.
“Recebemos com grande entusiasmo a equipe da consultoria vinculada ao Consórcio responsável por esse estudo avaliando esses impactos através da FIOL para Barreiras e região. Tivemos a oportunidade de apresentar todas as atividades socioeconômicas e sociais realizadas no município através da gestão municipal e instituições comprometidas com esse desenvolvimento. Com certeza, a continuação desse trecho da FIOL irá expandir ainda mais as oportunidades, principalmente na geração de novos empregos para Barreiras e o Oeste”, destacou Emerson Cardoso.
Dircom