Aconteceu nesta quinta-feira (28), uma roda de conversa com professores da rede municipal do ensino fundamental II, sobre a saúde mental com o tema: “Se precisar, peça ajuda”, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde através da Coordenação de Saúde Mental e dentro das ações do Setembro Amarelo.

Com a colaboração dos profissionais do Centro de Atendimento Psicossocial II e Caps AD – Álcool e outras Drogas, o encontro que aconteceu no Auditório João do Biriba da Escola Municipal Mirandolina Ribeiro Macêdo, foi conduzido pela coordenadora Denny Samper com a participação do psicólogo Caio Libanio, psicóloga Tatiane Batista, neuropsicopedagoga Carla Leão, psiquiatra Dr. Thiago Borges, psicólogo clínico Cleber Montanholi de Sena, e ainda a apoiadora da Atenção Básica, Fernanda Delgado, a assessora da Secretaria de Saúde, Maria Messias e a subdiretora municipal de Acessibilidade e Inclusão, Eliene Fernandes.

Na abertura de boas-vindas, o terapeuta integrativo Renilson Freitas realizou uma meditação, trazendo a reflexão da necessidade de refletir e pensar antes de agir e tomar decisões. O principal objetivo do encontro, de acordo com a coordenadora de Saúde Mental do Município, foi de detalhar sobre a importância da saúde mental no ambiente escolar. O tema foi abordado pelos três psicólogos convidados inseridos na rede municipal, que reforçaram a necessidade da empatia tanto para os estudantes como para os profissionais da educação.

“O Setembro Amarelo é um mês dedicado à prevenção ao suicídio e valorização da vida, por isso, esse encontro com os profissionais da educação é importante e válido, se tornando uma troca de conhecimento com professores que lidam com jovens, diariamente. Elencamos neste bate-papo, os principais temas da saúde mental, a promoção, orientações, a psicoeducação que é importante ser feita na saúde e também no ambiente escolar”, explicou o psiquiatra Dr. Thiago Borges.

Trazendo um reforço de nível de conhecimento e informações sobre a saúde mental e o suicídio, a subdiretora municipal de Acessibilidade e Inclusão falou da importância de trabalhar o tema dentro da sala de aula e com a família. “Agradecemos a equipe da Secretaria de Saúde por essa ação aberta para os professores. A saúde mental hoje é um assunto muito discutido e temos observado muitos problemas voltados para esse assunto, com estudantes e professores. Essa roda de conversa foi de extrema importância, trocamos ideias e informações sobre como lidar com essas questões”, frisou Eliene Fernandes.

Ao longo de todo mês, a Secretaria de Saúde de Barreiras realizou várias ações em alusão ao Setembro Amarelo nos equipamentos municipais. Nesta sexta-feira (29), a Secretaria irá promover um live para os profissionais de saúde e população em geral com a psicóloga Andrea Brito, que tratará sobre “A relação entre o intestino e a Saúde Mental”. A transmissão será feita pelo canal do YouTube da Prefeitura de Barreiras: @prefeituradebarreirasoficial.

“Oportunamente realizamos esses encontros com os professores do ensino fundamental II, e nesse mês intensificamos assuntos corriqueiros trazendo o alerta para a temática do Setembro Amarelo. Agradecemos a participação de todos nessa roda de conversa, que trouxe o debate dos psicólogos e psiquiatras da rede para também fortalecer esses profissionais da educação dentro da sala de aula. Durante todo mês nossa equipe clamou por esse olhar diferenciado, ter empatia com as pessoas, abraçar e falar sobre as angústias do próximo”, ressaltou a coordenadora Denny Samper.

Dircom

Comentário desabilitado.