A despedida do Coronel Paulo Salomão da Polícia Militar da Bahia foi a mais emocionante já vista em Barreiras. Coronel Salomão depois de 41 anos se aposenta de forma obrigatória segundo as normas da PM da Bahia. A solenidade foi prestigiada por vários setores da sociedade e principalmente pelos homens do efetivo de hoje e também por militares aposentados que fizeram questão de prestar continência mais uma vez para o antigo comandante.
A história de Paulo Salomão se confunde com a história da Polícia Militar em Barreiras, homem calmo, amigo, líder nato, soube fazer da sua paciência uma das suas principais virtudes, sabendo esperar a hora certa para galgar os caminhos dentro das patentes militares e muito além disso soube respeitar e amar essa terra que como muitos não dele por nascimento mas é dele por coração e por convicção. Formando família em Barreiras o Militar cruzou e serviu em muitos quarteis mas sempre voltava para a terra que ele escolher para morar e criar seus filhos. Serviu como poucos aos desígnios da farda, além de ser o companheiro fiel dos seus comandados e amigos. Coronel Paulo Salomão vai deixar saudade para aqueles que com ele trabalhou por todo este tempo, mas a figura de Salomão vai ficar por aqui, continuando sua missão de fazer o bem e fazer amigos por toda vida.
A solenidade
A solenidade foi realizada no 10º BEIC e contou com várias autoridades e civis que foram dar um abraço e prestigiar o Coronel Salomão na sua despedida do serviço militar.
Coube ao Major Fábio Santana comandar a guarda de honra na última continência ao Coronel Salomão.
Momentos de muita emoção para quem estava se despedindo e para quem não ia ter mais o comandante no dia a dia.
Um dos momentos mais tocantes foi quando o militar aposentado Elti, mesmo com problemas de saúde e de locomoção foi dar um abraço no antigo Chefe e amigo.
O Coronel ainda recebeu placa do 10º BEIC das mãos do Coronel Camilo Uzeda, onde ele trabalhou quando era o 10º BPM e um bastão vindo do comando militar da Bahia foi entregue pelo Coronel Anselmo Brandão
Quando a tropa de veteranos foi entregar uma placa a emoção também foi grande quando todos quase ao mesmo tempo tentavam dar um abraço.
O coronel Inácio Lira que já comandou a PM na região Oeste e hoje está na região Sudoeste veio dar um abraço ao antigo companheiro.
Já era quase noite, quando o Coronel Salomão fez a leitura da sua despedida, lembrando da sua chegada em Barreiras no fim dos anos 70, da sua trajetória em varias cidades e o empenho e dedicação pela melhoria da polícia Militar na Bahia e se emocionou.
Por fim o Comandante Geral da PM na Bahia , o Coronel Anselmo Brandão fez um breve discurso lembrando da confiança e do profissionalismo do Coronel Paulo Salomão que segundo ele facilitou e muito os avanços na área de Segurança na Região Oeste da Bahia. Estavam ainda na solenidade o Presidente da Câmara de Vereadores Gilson Rodrigues e o Deputado Antonio Henrique Junior.