As capacitações promovidas pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) por meio do Centro de Treinamento Parceiros da Tecnologia (CTPT), estão sendo levadas para os moradores das cidades de Cocos, Correntina e Muquém do São Francisco, no oeste da Bahia.
Em parceria com as prefeituras, a Abapa promoveu ao longo deste mês de junho cursos para aperfeiçoar a mão de obra local para trabalharem nas propriedades rurais da região. Foram beneficiados um total de 80 pessoas por meio de cinco turmas que foram capacitadas em Operação e Manutenção de Máquinas Beneficiadoras de Algodão, Operação e Manutenção de Trator Agrícola e NR 31.8 de Segurança do Trabalho para Aplicação de Defensivos Agrícolas.
O prefeito de Cocos, Marcelo de Souza, conferiu as atividades, que segundo ele, vai facilitar o acesso dos moradores da cidade ao mercado de trabalho. “Esperamos que seja o primeiro de uma série de cursos gratuitos apoiados pelos produtores rurais, por meio da Abapa, que vai facilitar o acesso ao emprego das pessoas em nossa cidade”, afirma.
Em Correntina, foram formadas as duas primeiras turmas de operadores de máquinas, e os participantes já passaram por processos seletivos e começaram a trabalhar em propriedades e usinas de beneficiamento da região. É o caso de Zereinaldo Neiva de Souza, ficou agradecido ao participar do curso, e hoje já está com emprego garantido em uma fazenda. “Foi uma ótima oportunidade. Antes, eu ficava mais ajudando na roça da família, e agora com um salário fixo vai ajudar muito a mim e a minha família, além de ser próximo de casa”, afirma.
O presidente da Abapa, Júlio Busato, afirma que os produtores rurais do oeste da Bahia estão fazendo a sua parte ao apoiar na capacitação a mão de obra para o setor agrícola, que exige condições técnicas e de segurança do trabalho para a operação dos equipamentos no campo.
Criado em 2010 o Centro de Treinamento Parceiros da Tecnologia (CTPT) capacitou até o ano de 2018, cerca de 15 mil pessoas que participaram de um total de 558 cursos. Os cursos foram realizados em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras, SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).