Com a proposta de destacar a trajetória de mulheres arquitetas e suas contribuições para a formação do cenário de decoração e design contemporâneo, o minidocumentário “Mulher Decor”, dirigido pelo cineasta Marcus Maia e pelo jornalista Pablo Rodrigo, será lançado em Salvador. O primeiro episódio da obra, que é produzida pela produtora Cara de Rã, é protagonizado pela arquiteta Celeste Leão e será lançado no dia 30 de agosto, em um coquetel na Sala de Imprensa July Isensee – espaço assinado por Celeste na mostra CASACOR Bahia 2023.

“É uma produção que mergulha na obra e trajetória de mulheres arquitetas que fizeram e fazem história no segmento. O projeto oferece uma perspectiva única sobre a jornada de arquitetas que, sem dúvidas, são personagens dignas de destaque na cena local e nacional, uma vez que mesmo em uma área predominantemente masculina, como a arquitetura, se destacam na indústria da construção e da criatividade espacial”, explica Celeste Leão.

A ideia de lançar luz sobre as histórias extraordinárias de mulheres arquitetas através da produção audiovisual é uma iniciativa da produtora Cara de Rã, do cineasta Marcus Maia, em parceria com o jornalista Pablo Rodrigo Nascimento. Fundada em 2017, a produtora atua no mercado de audiovisual com produções personalizadas no ramo de arquitetura e decoração, além de ser responsável pela produção oficial de vídeos da CASACOR Bahia 2023.

Segundo Marcus, a partir do minidocumentário Mulher Decor, a produtora pretende explorar um viés da arquitetura que merece destaque: os trabalhos das mulheres no setor. “A arte cinematográfica é capaz de colocar em evidência trajetórias profissionais e pessoais, além de eternizar a história. E é exatamente essa a nossa proposta com o Mulher Decor. Queremos trazer à tona a vivência de arquitetas e permitir que o público conheça os seus feitos no segmento de decoração e arquitetura”, destaca o diretor.

Para Pablo Rodrigo Nascimento, que também é responsável pela direção e roteiro da obra, a proposta abre espaços para as profissionais da arquitetura ganharem visibilidade e reconhecimento. “O audiovisual é um canal de comunicação que serve para trazer notoriedade. Com as trajetórias em destaque, as arquitetas e empresárias do ramo de decoração vão ganhar reconhecimento dentro da indústria e entre o público em geral, o que é essencial para a construção de qualquer marca profissional”, ressalta o jornalista.

Sobre a arquiteta Celeste Leão

Com mais de 30 anos de atuação em projetos arquitetônicos e urbanísticos e arquitetura de interiores, Celeste Leão é referência no mercado com projetos realizados em Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro e diversas cidades do interior da Bahia. Arquiteta formada pela UFBA, ela já participou de dezenas de mostras, eventos e showroons de âmbito nacional, com destaque para a CASACOR Bahia, Made in Brazil (Salvador e Goiânia), Bienal de Arquitetura de Recife, Mostra Casabella, Encol Decora Bahia, Show Case Ceará e Mostra de Decoração Tidelli (Bahia). Além disso, tem trabalhos publicados nas mais renomadas revistas especializadas como: Viver Bem, A&D, Casa & Jardim e Casa Cláudia.

Sobre a produtora Cara de Rã

Fundada em 2017 pelo cineasta e diretor de fotografia Marcus Maia, a produtora Cara de Rã realiza produções de cinema e vídeo com foco no segmento de arquitetura, design e decoração. Especializada na produção de curtas e longas metragens, VTs publicitários, documentários, imagens aéreas e campanhas, a Cara de Rã é a produtora de vídeo oficial da Casacor Bahia 2023.

ASCOM

Comentário desabilitado.