Em parceria com a Prefeitura de Barreiras através da Secretaria de Educação, o Sebrae desenvolve, simultaneamente, o Programa ALI – Educação Empreendedora em 13 escolas municipais, cuja iniciativa desenvolvida no âmbito da Política de Inovação do Sebrae, tem como objetivo desenvolver competências que estimulem nos estudantes e profissionais da educação, a mobilização de saberes, habilidades e atitudes diante de uma situação ativa para transformação da sua realidade.
A ação teve início na sexta-feira (5), na Escola Municipal Professora Cleonice Lopes com palestras sobre empreendedorismo e empreendedorismo social para cerca de 200 estudantes, realizada pela Agente Local de Inovação, Delvânia Borges. Nesse sábado (13), os estudantes participaram do evento “Dia do Empreendedorismo Social”, uma das ações do programa. A proposta é expandir o projeto para outras escolas públicas.
“São 13 Escolas Municipais que seguem com o Programa até junho de 2023, a partir daí, iremos iniciar o novo plano de ação em outras 15 escolas públicas. Com esse Programa buscamos levar uma ação inovadora, dando protagonismo aos estudantes e também aos profissionais de educação, pois através de um Agente Local de Inovação (ALI), serão desenvolvidas dinâmicas promovendo a Educação Empreendedora no ambiente escolar”, explica Delvânia Borges.
No dia D – Dia do Empreendedorismo Social, a Escola organizou um bazar cuja arrecadação será destinada a compra de alimentos para cestas básicas, que serão distribuídas às famílias em situação de vulnerabilidade. Neste dia, a ação contou ainda com a parceria do Centro Universitário Uninassau com orientações jurídicas, atendimento psicológico, de enfermagem e fisioterapia.
Conforme a diretora pedagógica da Secretaria de Educação, Aldeci Queiroz, a iniciativa do Programa ALI – Educação Empreendedora se soma com as atividades de inovação nas escolas municipais e também para a conscientização da educação financeira, que fortalece a educação empreendedora como instrumento de estímulo à transformação social, pessoal e educacional.
“O Sebrae vem agregando valores na educação de Barreiras desde 2021, quando iniciamos essa parceria de projetos atrelados ao empreendedorismo. Nesse evento realizado no sábado, foi apresentado aos estudantes várias visões do mercado de trabalho, e ainda, ensinando como empreender, ter visão mais ampla desse mercado, ser organizado e sistemática, daquilo que os estudantes desejam para seu futuro. A Escola Cleonice Lopes foi uma escolha assertiva, pois proporcionou uma interação entre a sociedade civil e a unidade escolar, apresentando aos estudantes as diversas oportunidades já existentes. Agradecemos ao Sebrae por essa iniciativa extremamente positiva, tenho certeza de que irá possibilitar os jovens, suas famílias e a comunidade do bairro, visualizar as novidades oferecidas no mercado de trabalho”, pontuou Aldeci.
Dircom