Pacientes cadastrados do Programa Glaucoma de Barreiras estão tendo a oportunidade de realizar a avaliação trimestral nesta quinta (25) e sexta-feira (26), com profissionais da área oftalmológica, na sede do Programa Idade Viva, localizado no bairro São Pedro. Serão mais de 600 pacientes atendidos nestes dois dias que realizarão consulta e exames como campimetria ocular, que ajuda a identificar e perceber os estímulos da visão periférica; paquimetria ocular, que mede a espessura da córnea; fundoscopia, para observação do fundo de olho; e tonometria, exame específico que mede a pressão ocular.

Após os procedimentos é realizada a entrega do colírio específico que controla a doença. Conforme o coordenador da Atenção Básica de Barreiras, o glaucoma é uma doença considerada grave, podendo provocar lesões no nervo óptico e consequentemente a cegueira, quando não tratado adequadamente. Dessa maneira, a Atenção Básica do Município orienta que os pacientes se atentem às datas de atendimento e no ato da consulta avaliativa, levem documentos pessoais e o cartão do SUS. Para os novos pacientes, é necessário após avaliação médica realizada na Unidade de Saúde, estar com a receita, cópia dos documentos pessoais, comprovante de residência e o cartão do SUS.

“Esse é o primeiro atendimento realizado em 2024, esse procedimento acontece a cada três meses, período que a Secretaria de Saúde disponibiliza profissionais para realizar as consultas oftalmológicas, orientar os pacientes sobre a doença e distribuir, gratuitamente, a medicação que controla o glaucoma. Todos os pacientes das 48 unidades de saúde serão avaliados e orientados. Os pacientes que estão com suspeita de glaucoma, devem procurar atendimento em sua unidade de referência para ser avaliado”, explica Ari Donizeti.

Dircom

Comentário desabilitado.