Foto//Embasa
Localizado às margens do rio São Francisco, o município de Ibotirama tem recebido atenção na ampliação da rede de esgotamento sanitário. A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) investiu ao longo do último ano cerca de R$ 1,6 milhão para concluir a implantação de um total de cerca de 8 Km de rede coletora. Passaram a ser beneficiados diretamente com o serviço de coleta, transporte e tratamento dos esgotos domésticos, mais 680 famílias que moram nos bairros Alto do Cruzeiro, Alto do Fundão, Calumbí, Centro, Ibotiraminha, Morada Real, São Francisco e Veredinha.
“Começamos a operar em 2012 o sistema de esgotamento sanitário de Ibotirama e, desde então, os investimentos foram constantes para ajustes e reparos na infraestrutura instalada de forma a garantir que novos imóveis possam ter acesso à rede, deixando de escoar o esgoto para a fossa ou, de forma irregular, para a rede de drenagem de chuva, poluindo diretamente o rio São Francisco”, explica o gerente regional da área de esgotamento sanitário, Vagner Pereira.
Contando com as novas ligações implantadas, a empresa chegar a atender com o serviço 6,9 mil imóveis, totalizando uma cobertura que atinge 82% da sede municipal de Ibotirama. “O município é um dos mais saneados da Bahia. São coletados e tratados uma média mensal de 42 mil metros cúbicos de esgoto, que retornam ao meio ambiente sem prejuízos de contaminação”, reforça Pereira.
A Embasa opera 56 Km de rede coletora, por onde são transportados os esgotos coletados nos imóveis, cinco estações de bombeamento e uma estação de tratamento. Além de Ibotirama, a Embasa opera sistemas de esgotamento sanitário em outros quatro municípios do Oeste da Bahia: Barreiras, Canápolis, Luís Eduardo Magalhães e Muquém do São Francisco.
Assessoria de Comunicação da Embasa