Após a denúncia que uma fazenda que estaria contaminando o Rio de Pedras, que desagua no Rio de Ondas, a Embasa emitiu uma nota esclarecendo que a qualidade da água que é fornecida em Barreiras está garantida e a população não precisa se preocupar.
De acordo com a denúncia, a causadora desse crime ambiental seria a represa de uma fazenda em Luís Eduardo Magalhães que estourou, jogando todo esse material no Rio de Pedras, consequentemente, atingindo o Rio de Ondas, em Barreiras, que é fonte de abastecimento de água realizado pela Embasa. A contaminação seria a principal responsável pela redução da produção de água em 40% do volume normal do sistema de abastecimento anunciado por um comunicado da Embasa.
“A qualidade da água distribuída em Barreiras é segura par ao consumo da população, como comprovam o resultado de análise laboratorial de amostras coletadas diariamente em pontos da rede distribuidora”, disse a nota, que informou ainda que a distribuição de água no município está voltando, aos poucos, a normalidade.