Presentes na Capital do Oeste desde 2019, as atividades do Complexo Sertão Solar Barreiras, um dos maiores parques de produção de energia solar do Brasil, dará início a mais uma importante etapa através do Projeto de Responsabilidade Social, apresentado nesta quarta-feira (20), ao prefeito Zito Barbosa. Situado nas proximidades do Aeroporto Dom Ricardo Weberberger em uma área de 300 hectares, o Complexo Sertão Solar Barreiras, por meio da Echoenergia, do grupo Equatorial Energia, pretende beneficiar mais de mil pessoas residentes em 12 comunidades da zona urbana e rural do município.
Os detalhes do Projeto foram apresentados pela analista social, Ana Beatriz Penariol; também pela coordenadora de Meio Ambiente, Marília Amaral; site líder da obra, João Santini e o analista fundiário, Francisco Júnior. Na reunião de apresentação, o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Demósthenes Júnior; o secretário de Infraestrutura, João Sá Teles; e ainda, o secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Roberto de Carvalho; também puderam conhecer as linhas gerais de atuação do Projeto Social, que visa impactar positivamente as comunidades através da geração de renda e acesso à água.
Conforme a analista social da Echoenergia, a previsão de iniciar o Projeto de Responsabilidade Social é dentro das próximas semanas, cujo principal objetivo é o de contribuir com o desenvolvimento das comunidades inseridas na área de influência do empreendimento por meio da capacitação e assessoria técnica rural, melhoria do abastecimento hídrico, capacitação profissional e o associativismo comunitário, visando melhorar a qualidade de vida das famílias atendidas.
“Já iniciamos a fase de construção da usina solar e da linha de transmissão, e hoje, mostramos ao gestor municipal o que realizamos na área ambiental e fundiária, e ainda, apresentamos o nosso projeto social que beneficiará diretamente mais de mil pessoas de 12 comunidades por meio do Programa Social da Echoenergia. Nossa meta é contribuir para a geração de renda das comunidades que são vizinhas da usina e da linha de transmissão, melhorando a qualidade de vida das famílias”, ressaltou Ana Beatriz.
Após concluído, o complexo terá potência instalada de 351,1 megawatts (MW), que é capaz de atender a demanda de mais de 540 mil residências. Com o início do Projeto Social, serão dadas oportunidades preferenciais aos moradores das comunidades inseridas na área de influência das Usinas Fotovoltaícas Barreiras e respectiva Linha de Transmissão, exemplo na sede urbana do município de Barreiras, Grapiúna, Baixa Fria, Nanica, Água Vermelha, Tábua d’Água Vermelha, Fazenda Boa Sorte II, Barrocas, Lagoa Grande, Varginha, Ribanceira e Serra do Aeroporto.
Para o prefeito da Capital do Oeste, os investimentos do grupo Equatorial Energia no Complexo Sertão Solar Barreiras, e o Projeto de Responsabilidade Social conduzido pela Echoenergia, demonstram a vocação da cidade para o desenvolvimento, e que o momento é oportuno para garantir a geração de emprego e novas oportunidades para os munícipes.
“Barreiras é uma cidade que se destaca a cada dia. Em 2019 tivemos a satisfação de acolher os investimentos do Complexo Sertão Solar Barreiras, uma obra de grande vulto para nossa cidade, e hoje recebemos mais uma vez, a equipe da Echoenergia do grupo Equatorial Energia, para conhecer de perto essa nova etapa de expansão do complexo, que vem atrelada ao Projeto de Responsabilidade Social, beneficiando diretamente mais de mil pessoas através das capacitações em cursos e oportunidades. Tudo isso representa mais desenvolvimento para Barreiras seguir em frente”, pontuou Zito Barbosa.
Dircom