Aconteceu na manhã do sábado (23), no Centro Cultural de Luís Eduardo Magalhães, o 1º Encontro dos Bebês Guerreiros da Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) Neonatal, do Hospital e Maternidade Dr. Gileno de Sá. A ação reuniu mães e pais que tiveram os seus bebês atendidos pela unidade, a equipe de profissionais que compõe a UCI e autoridades.
Durante o encontro, muito emocionadas as famílias contaram aos presentes as suas histórias de luta e de superação com os seus bebês na UCI Neonatal. Além de promover o reencontro, a ação também celebrou o Novembro Roxo, mês internacional de sensibilização para a prematuridade. O prefeito Oziel Oliveira e a deputada estadual Jusmari Oliveira, também prestigiaram o evento.
“Nós adquirimos todos os equipamentos e aparelhos necessários para o funcionamento integral da nossa UCI Neonatal, com recursos próprios do nosso município. Além disso, a manutenção da unidade, que gira em torno de R$ 200 mil por mês, também é realizada 100% com recursos municipais. E é um dinheiro muito bem investido, pois estamos salvando centenas de vidas ali”, comentou o prefeito.
De acordo com a diretora do Hospital e Maternidade Dr. Gileno de Sá, Patrícia Jeane Arruda de Assis, de janeiro de 2017 à Outubro 2019, a unidade realizou 4.639 partos e destes, 394 recém-nascidos precisaram dos cuidados da UCI Neonatal.
“Nós temos uma equipe completa, composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas, psicóloga, farmacêutica e coordenadores, para realizar o melhor tratamento para os bebês que nascem prematuros ou que necessitam dos cuidados da UCI, além disso, a nossa maternidade é única da cidade que possui uma UCI Neonatal e a única da região Oeste da Bahia, exceto o HO na cidade de Barreiras, que é mantido com recursos do Governo do Estado”, finalizou a diretora.
*ASCOM LEM