Durante a Semana Sebrae de Capacitação Empresarial, empreendedores de startups de Barreiras e Luis Eduardo Magalhães (LEM) aproveitaram a oportunidade de conferir conselhos do executivo Renato Mendes, criador e coordenador das estratégias de negócios da Netshoes, considerada o maior case de sucesso do e-commerce nacional. O encontro aconteceu no auditório do Sebrae em Barreiras, na quinta-feira (5), e Jônatas Brito, da startup Techsoil, foi um dos participantes. “Neste momento, em que estamos dando o pontapé inicial, as orientações que tivemos aqui foram valiosas. Agradeço muito ao Sebrae por ter dado essa oportunidade”, pontuou.
As startups participantes ainda puderam realizar um pitch, que é uma apresentação rápida da ideia do negócio, apresentando as principais informações, que possam despertar o interesse em um possível investidor. Jônatas, com outros três sócios, desenvolveu um aplicativo que digitaliza todo o processo de negociação, comercialização e fechamento de commodities agrícolas, chamado de Farmtrader. Funcionando como projeto piloto com um número determinado de produtores, que representam uma área de cerca de 84 mil hectares, o aplicativo deve passar a funcionar para todo o Brasil a partir de novembro deste ano. “Temos uma meta ambiciosa de, após o mercado brasileiro, alcançar países como Argentina e Paraguai”, destacou Jônatas.
Já os empresários Patrick Cardoso e Ismaile Sullivan, criadores dos aplicativos Catálogo Delivery e Uzzi, em Luís Eduardo Magalhães também aproveitaram a oportunidade de expor dúvidas e receber orientações do Sebrae. “Esse foi um momento ímpar, estamos aproveitando ao máximo todas as dicas e tudo que foi discutido”, disse Patrick. O Catálogo Delivery é um aplicativo onde os usuários encontram todos os restaurantes de LEM e podem fazer pedidos, e o Uzzi é um catálogo de ofertas das lojas da cidade. A empresa, que está no município há quase dois anos, já alcançou mais de 7 mil downloads apenas no Catálogo Delivery, e já tem metas traçadas para expandir o empreendimento para Barreiras.
Para Emerson Cardoso, gerente regional do Sebrae em Barreiras, os principais atores necessários ao desenvolvimento das startups são os empreendedores, as instituições de fomento e de apoio, as aceleradoras e os investidores. E é importante que todos eles trabalhem lado a lado. “Depois da apresentação do pitch, as startups receberam orientações e dicas de como definir a melhor estratégia para se posicionar no mercado”, explicou. “A proposta foi apoiar o desenvolvimento dessas novas empresas, desde a ideia inicial até aqueles que precisam acelerar o processo de crescimento.”, finalizou Emerson.
O Sebrae apoia todos os estágios de uma startup, especialmente os de ideação – para validar a ideia e formalizar o negócio – e operação – para a empresa, de fato, funcionar. Mas também há soluções voltadas para os estágios de curiosidade e tração. A instituição também tem uma cartilha que dá dez dicas de como tirar a ideia do papel e montar uma startup de sucesso, disponível gratuitamente no linkhttp://www.sebrae.com.br/