Foto//Dircom

Arte, sensibilidade e a percepção a partir de um olhar mais humanista sobre o mundo que os rodeiam e a reflexão sobre a comunidade utilizando a fotografia como expressão. Foi essa a proposta do Projeto Retratos da Terra, que teve a exposição fotográfica aberta para a visitação na Biblioteca Municipal Folk Rocha, nesta quinta-feira (10). Temas voltados à vida rural, produção e reaproveitamento de alimentos, o trabalho no campo e a atividade da agricultura familiar e sua produção em Barreiras, foram fotografadas pelas lentes do fotógrafo Yure Fagner e da fotógrafa Karina Bacci, sendo esta, educadora e curadora do projeto Retratos da Terra.

Segundo Bacci, com esse projeto fotográfico foi dada a oportunidade aos jovens participantes, a experiência em um campo de troca e investigação demonstrando a relevância do protagonismo social do meio através da fotografia. “O Projeto Retratos da Terra esteve em Barreiras e reuniu jovens que foram incentivados a observar o entorno e utilizar a fotografia como meio de expressão. E com o resultado destes olhares, dos jovens do Centro Técnico de Educação Profissional (CETEP) e da Fazenda Paulo Mizote, homenageamos a cultura rural, através de um catálogo onde contém todos os registros realizados e essa exposição aberta ao público na Biblioteca Municipal Folk Rocha”, destacou a curadora do Projeto Retratos da Terra.

Conforme a diretora da empresa Elo 3, Soraya Galgane, o objetivo do Projeto foi alcançado, pois além de despertar esse olhar do jovem de sensibilidade e humano evidenciando o valor do trabalho no campo, o material contém belas imagens que perpetuarão suas vidas e costumes. Durante a ação, uma máquina fotográfica foi doada, pela empresa Elo 3, ao Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Rio Grande. A Exposição fotográfica ficará aberta ao público até o próximo dia 10 de abril, das 08h30 às 18h, na Biblioteca Municipal Folk Rocha.

A subsecretária de Educação, parabenizou os idealizadores do Projeto e destacou o protagonismo despertado nos jovens. “Ao contemplar o catálogo Retratos da Terra, é perceptível a sensibilidade e a arte expressa através das fotografias. Uma temática relevante da vida no campo, do produtor rural que tira o sustento da terra e que tanto tem contribuído para o município. Esse Projeto Retratos da Terra é também retratos de uma gestão que investe no homem da terra por meio dos seus programas da Agricultura Familiar. Agradecemos a vocês por terem escolhido Barreiras para essa brilhante ação”, relatou Cátia Alencar.

O Projeto Retratos da Terra é uma realização da Elo 3, com patrocínio do Ministério da Cultura e Rabobank e apoio da Prefeitura de Barreiras através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. A abertura da exposição também contou com a presença da secretária de Educação, Gabriela Nogueira; secretário de Indústria e Comércio, Roberto Carvalho; diretora de Cultura, Emília Moreno; coordenadora da Biblioteca, Liana Arêas; além do gerente do Rabobank, Brasilidio Viana; diretora da Elo 3, Soraya Galgane e o professor do CETEP, Carlos Altierri.

*Dircom

Quer mais notícias, clique aqui: www.maisoeste.com.br

Comentário desabilitado.