Nos últimos dias, os usuários do aeroporto de Barreiras foram pegos de surpresa com o anúncio de que, a partir de 9 de maio, a Gol Linhas Aéreas suspenderá voos de várias bases regionais como parte de ajustes na malha aérea, incluindo a Capital do Oeste Baiano.
O Site Mais Oeste apurou que o que aconteceu foi o rompimento da Gol com a empresa Passaredo. Apesar do desligamento da GOL, a Passaredo continuará fazendo as linhas aéreas para Barreiras. Apenas não terá mais um guichê da Gol no aeroporto.
Já a Gol fez algumas exigências à Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (SEINFRA) solicitando ao governo do Estado da Bahia investimentos pontuais no aeroporto de Barreiras para poderem inserir voos a jato com o Boeing 737 na rota da cidade.
“Considerando as avaliações técnicas de infraestrutura desta localidade, gostaríamos de reiterar o pleito inicialmente realizado em 2022 para que possamos dotar SNBR/BRA das condições mínimas para operação das aeronaves Boeing 737 operadas pela GOL”, disse a nota.
Confira abaixo as melhorias já encaminhadas em abril de 2022 para possibilitar as operações GOL com Boeing 737:
– Cadastro perante Agência Nacional de Aviação Civil, nos termos do RBAC 154, com código de referência 3C e/ou autorização especial pela agência reguladora para operações de aeronaves Boeing 737;
- Instalação e homologação de serviço de informação de voo de aeródromo (AFIS);
- Instalação e homologação de indicador visual de rampa (PAPI) pelo menos na cabeceira predominante;
- Instalação de homologação de serviço de combate a incêndio CAT FIRE categoria 5;
- Adequações na sinalização do pátio de aeronaves compatíveis com o estacionamento de aeronaves Boeing 737.
Nesta terça-feira (04), a Comissão da Paz irá se reunir em caráter extraordinário para analisar esse caso. A Comissão foi responsável pelas melhorias no aeroporto, pela vinda do Centro de Detenção, além de melhorias nos equipamentos da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.