Foto//Divulgação
A Secretaria de Saúde, disponibilizou o formulário de Cadastramento Individual do e-SUS no site oficial da Prefeitura, que pode ser acessado clicando no banner informativo que fará o direcionamento ao link de preenchimento das informações cadastrais. Além de facilitar o acesso para os cidadãos, a medida auxilia as pessoas que ainda não receberam a visita dos Agentes Comunitários de Saúde, que trabalham em tempo integral ou estão evitando visitas durante a pandemia.
A realização do cadastro é de fundamental importância para que o cidadão tenha suas informações atualizadas e facilite assim, o atendimento na rede pública de saúde. E principalmente ao fazer o cadastro, o usuário do SUS contribui para garantir o repasse de verba federal ao município, uma vez que o novo modelo de financiamento da Atenção Básica toma por base a quantidade de cidadãos cadastrados no Sistema Único de Saúde Municipal para calcular o repasse.
A Prefeitura informa que este link é oficial, seguro e todos os dados são sigilosos. As informações cadastrais farão parte das novas ações do governo federal para determinar os investimentos na área da saúde. O secretário de saúde, Anderson Vian explica que o preenchimento do cadastro evita o risco considerável de perda de recursos federais para Barreiras, já que o e-SUS é um regulador de repasses e recursos do Governo Federal.
“Contamos com a colaboração de todos os moradores de Barreiras, que precisam manter seus dados atualizados na base da rede SUS. Nossos agentes comunitários de saúde estão correndo contra o tempo para cadastrar em sua área de abrangência, mas os usuários também podem procurar sua Unidade Básica de Saúde para responder o formulário ou optar pelo cadastro online no site da Prefeitura. Assim, vamos garantir as verbas necessárias para a oferta de serviços e atendimento na saúde, que também precisa da participação e adesão de cada munícipe”, disse o secretário Anderson.
O formulário estará disponível até o dia 18 de dezembro no site oficial. Lembrando que o cadastro é obrigatório e uma exigência do Ministério da Saúde, desta forma, todos os cidadãos devem estar cadastrados no e-SUS até o dia 31 de dezembro.
*DIRCOM