Na Casa da Gestante, Bebê e Puérpera (CGBP) do Hospital do Oeste (HO), antes mesmo do nascimento de uma criança, a imaginação traz à tona as características do bebê que cada mãe espera, por meio da arte gestacional. A ação desenvolvida no HO, unidade administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) em Barreiras, envolve as próprias colaboradoras. São elas que fazem o “ultrassom ecológico”, pinturas nas barrigas das gestantes retratando o feto, a placenta ou cordão umbilical, dentre outros temas. A proposta dessa atividade terapêutica é proporcionar um momento leve e lúdico que traga boas lembranças para as mamães.
Além da pintura, as mães fazem um ensaio fotográfico para registrar cada momento. No nono mês de gestação, Angélica Evangelista, que já teve outros filhos, recebeu a pintura na barriga pela primeira vez com entusiasmo: “Para mim, é um momento que guardarei no meu coração. Me senti muito acolhida com essa iniciativa”.
“Durante a pintura, o toque na barriga estimula os bebês e é relaxante para a grávida”, explica a enfermeira Rosangela Prates, coordenadora da CGBP. Ela afirma que ações como essas “promovem o estreitamento dos laços entre mãe e filho e tranquiliza a gestante para o tão esperado momento do parto”.
ASCOM HO