Com foco em assegurar a segurança de feirantes e frequentadores do Centro de Abastecimento de Barreiras (CAB), uma nova ação conjunta entre a Guarda Civil Municipal e Polícia Militar foi realizada nesta terça-feira, (28), na principal feira livre da cidade. Trata-se de mais uma etapa da Operação Faro Fino, iniciada há seis meses e que visa identificar pontos de distribuição de drogas, além de concentrar as abordagens em pessoas que circulam no local e se encontram em situação de vulnerabilidade social.
“Nosso monitoramento na feira livre de Barreiras é contínuo. Somente este ano já deflagramos seis operações que abrangeram aquele espaço onde identificamos um grande número de pessoas em situação de rua e dependentes químicos, então, em parceria com a Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito e a Guarda Civil Municipal intensificamos as ações, buscando a segurança de comerciantes e frequentadores”, destaca o Tenente PM Romenil, que coordenou a operação juntamente com o comandante da Guarda Civil Municipal, João Oliveira.
Antes do início das abordagens, os policiais receberam as orientações prévias e as estratégias a serem utilizadas, priorizando a área onde estão concentrados bares e restaurantes, com o fechamento de travessas próximas para impedir a entrada e saída de pessoas foco da ação. O cão Colt, da raça Dobermann, treinado pela Polícia Militar, participou de todas as etapas, auxiliando os sete policiais militares e os nove guardas civis municipais. A operação contou ainda com o reforço de viaturas e motos.
“Esta operação integra um trabalho contínuo realizado junto com a Polícia Militar no Centro de Abastecimento de Barreiras, um ponto de grande fluxo de pessoas e que está desprendendo nossa atenção. Intensificamos as rondas noturnas e nosso efetivo se mantém presente no local também durante o dia. É importante destacar que naquele espaço há ainda um posto da PM e câmeras de segurança, inclusive com reconhecimento facial, tudo isso, associado às constantes operações, garantirá segurança às pessoas, estamos trabalhando muito para isso”, finaliza o secretário de Segurança Cidadã e Trânsito, Júnior Sampaio.
Dircom