O Hospital do Oeste pode mudar de nome em breve e passar a se chamar Hospital Santa Dulce dos Pobres. O Projeto de Lei de autoria da Deputada Estadual Jusmari Oliveira foi apresentado nesta segunda-feira (14) na Assembleia Legislativa da Bahia. De acordo com a parlamentar, não se trata de questão religiosa, mas de reconhecimento e gratidão pela história de uma mulher que dedicou sua vida a caridade e ao amor ao próximo.
Na justificativa Jusmari escreveu que Irmã Dulce foi, em vida, um ser humano dotado de amor principalmente aos mais fragilizados, os idosos, os doentes e as crianças. A deputada frisou também que este exemplo ecoa também no Oeste Baiano, através do Hospital do Oeste, administrado pelas Obras Sociais de Irmã Dulce (OSID), merecendo ter, este hospital, o nome de Santa Dulce dos Pobres para que as gerações do presente e do futuro possam se espelhar na luta incansável de uma mulher que viveu para fazer o bem e promover a solidariedade.
Jusmari argumentou ainda que é necessário expressar gratidão e reconhecer o papel daqueles que colocam a sua vida a serviço do próximo, principalmente num tempo em que o “eu” se sobrepõe ao “nós”. Para ela a vida de Irmã Dulce é a comprovação de que a solidariedade é o melhor caminho para servir e fazer o bem ajudando a melhorar a vida do ser humano. “Por tudo isso acho que dar o nome de Santa Dulce dos Pobres ao Hospital do Oeste é um gesto de gratidão e uma forma de dizer muito obrigado por tudo de bom que ela fez e, além disso, mostrar o seu exemplo que tem o poder de despertar a solidariedade, a caridade e a fé nos corações de muita gente” finalizou a parlamentar.
O Projeto de Lei foi protocolado na Secretaria da Mesa Diretora e segue para tramitação nas comissões. Irmã Dulce foi canonizada nesta domingo (13) pelo Papa Francisco em cerimônia que emocionou milhares de pessoas no Brasil e no mundo.