Nesta segunda-feira (20), os idosos assistidos pelo Programa Municipal de Atendimento à Terceira Idade, aprenderam um pouco mais com a cirurgiã dentista Zuleika Frare sobre as causas e as formas de identificar o câncer de boca.

O câncer de boca pode se manifestar sob a forma de feridas na boca ou no lábio que não cicatrizam, caroços, inchaços, áreas de dormência, sangramentos sem causa conhecida, dor na garganta que não melhora e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na parte interna da boca ou do lábio. Nas fases mais evoluídas, o câncer de boca provoca mau hálito, dificuldade em falar e engolir, caroço no pescoço e perda de peso.

Dona Maria Aparecida assistiu atentamente aos ensinamentos e garante que esse tipo de orientação faz toda a diferença para, em caso de dúvida, procurar atendimento médico. “Gostei muito do que vi e a partir de agora estarei muito mais atenta”, comentou a dona de casa.

Os idosos também aprenderam a prevenir a doença que atinge milhões de pessoas em todo o mundo. Entre as principais atitudes estão evitar cigarros, bebidas alcoólicas, visitar regularmente o dentista, manter uma boa higiene bucal e ter uma alimentação saudável.

Comentário desabilitado.