Nesta sexta-feira (08), o Corpo de Bombeiros informou que um incêndio atingiu uma área de vegetação do povoado de Monte Alegre, às margens da BR-135, no município de Santa Rita de Cássia, na região oeste da Bahia. Ainda não há informações sobre o que causou as chamas, nem o tamanho da área afetada, mas o incêndio ocorre desde quarta-feira (6).
Na quarta, o fogo foi localizado por uma equipe de bombeiros militares que realizava orientações preventivas com a comunidade. No mesmo dia, os bombeiros iniciaram as ações de combate ao incêndio, mas não obtiveram êxito. Na quinta-feira, os profissionais voltaram para a região de mata e retomaram as atividades. No entanto, o fogo permanece e a situação não foi controlada. Os bombeiros seguem atuando nesta sexta-feira para evitar que o incêndio se alastrasse.
Outro incêndio foi registrado na quarta-feira em uma região de mata, na cidade de Angical, também no oeste do estado e a cerca de 110 km de Santa Rita de Cássia. O fogo foi controlado no mesmo dia. Também não foi informado o que causou as chamas.
A região oeste enfrenta o período de seca até o mês de outubro, e as temperaturas podem chegar aos 40°C, além de aumentar os riscos de incêndios florestais. O Corpo de Bombeiros Militares da Bahia lançou em agosto a Operação Florestal Bahia 2023, que envolve ações de prevenção e combate às queimadas.
O esquema mobiliza cerca de 150 bombeiros militares, além de brigadistas voluntários, uma frota com viaturas e equipamentos especiais para este tipo de trabalho.
Fonte//G1 – Foto//CBM-BA