Pelo nono ano consecutivo, o Oeste da Bahia será palco da Operação Safra, uma ação da Polícia Militar que visa reduzir o índice de criminalidade na região. A Operação será lançada oficialmente na próxima quinta-feira (15), às 09H30min, na sede da Bavan – Base Avançada do Graer da PM/BA, em Barreiras, e contará com a presença do Comandante Geral PM-BA, Cel. Paulo Coutinho, do Secretário de Segurança Pública do Estado da Bahia, Ricardo César Mandarino e do diretor geral da Adab, Lázaro Pinha.
A iniciativa visa proporcionar mais segurança para o campo e cidade e garantir que o agricultor possa cuidar das atividades de campo durante a safra sem o temor de sofrer qualquer tipo de violência, nesta época em que aumenta consideravelmente o índice de assaltos. Além disso, a ação da Polícia Militar também dará apoio ao trabalho da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) no controle fitossanitário e no trânsito de produtos e defensivos agrícolas.
Até a última edição da Operação Safra, 180 pessoas foram presas em flagrante, 291 armas de fogo foram apreendidas, 28 veículos foram recuperados, e mais de 35 mil visitas realizadas às propriedades rurais, estreitando a relação entre a segurança pública e o produtor rural.
A Operação Safra é realizada pela Polícia Militar da Bahia, através do Comando de Policiamento da Região Oeste; do Comando de Policiamento Especializado; da Cipe Cerrado e 3ª Companhia de Polícia Rodoviária. Sob a coordenação do Comando de Policiamento da Região Oeste (CPRO), a ação envolve a Companhia de Policiamento Especializado (Cipe Cerrado), a 3ª Companhia de Polícia Rodoviária, a Rondesp, a CIPRV, CIPT e as 85ª e 86ª CIPMs, e conta com o apoio institucional da Aiba.
Ascom Aiba