Nesta quarta-feira (5), o prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Oziel Oliveira, se reuniu com o Diretor do Departamento de Inclusão Digital do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), Américo Tristão Bernardes e com o Coordenador da Área de Engenharia, Luiz Gadelha, para tratar sobre o aprimoramento da instalação e manutenção da fibra óptica no município e soluções de tecnologia para uma gestão pública mais econômica e eficiente.
Na ocasião, o gestor solicitou a troca do cabeamento de fibra óptica no município. “Hoje, em Luís Eduardo Magalhães, todo o cabeamento da fibra óptica é aéreo e isso tem vários pontos negativos, como rompimento dos cabos e consequentemente da internet causado por ventos, chuvas fortes, descargas elétricas, acidentes causados por automóveis e caminhões, entre outros fatores. A segurança das redes subterrâneas é sabidamente superior, além de colaborar para a despoluição visual da cidade, sem cabos pendurados nos postes, resistentes a rompimentos por intempéries, e mais eficientes contra as conexões clandestinas”, comentou o chefe do executivo para os representantes do MCTIC.
Segurança também foi tema do encontro. Foram discutidos o mapeamento e varredura completa da rede da Prefeitura, objetivando aprimorar a segurança e o monitoramento da mesma; e a estratégia de segurança de instalação de um sistema inteligente de monitoramento por câmeras do tipo OCR, no intuito de reduzir as ocorrências policiais nas entradas e saídas da cidade, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal.
Na reunião, da qual também participaram primeira dama do município e deputada estadual eleita, Jusmari Oliveira e o Secretário Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Nill Teixeira, foram avaliados os softwares desenvolvidos pelo MCTIC para dar mais agilidade para a gestão, a exemplo do i-Educar, que é um software de gestão escolar que centraliza as informações de um sistema educacional municipal e o SEI (Sistema Eletrônico de Informações) que promove a eficiência administrativa, diminuindo a utilização do papel além de proporcionar o compartilhamento de novos eventos em tempo real.
Além das discussões no gabinete, o chefe do executivo acompanhou o grupo em visita às instalações e o funcionamento do CCO (Centro de Controle Operacional) do município.