A secretaria de Saúde de Luís Eduardo Magalhães realiza neste sábado (21), o Mutirão Setembro Amarelo. A iniciativa que será na Policlínica Municipal, vai realizar consultas com psicólogos para a prevenção e combate ao suicídio. Nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas. O dado, da Organização Mundial da Saúde (OMS), indica que a prevenção é fundamental para reverter essa situação, garantindo ajuda e atenção adequadas.
A primeira medida preventiva é a educação. É preciso perder o medo de se falar sobre o assunto. O caminho é quebrar tabus e compartilhar informações. Esclarecer, conscientizar, estimular o diálogo e abrir espaço para campanhas contribuem para tirar o assunto da invisibilidade e, assim, mudar essa realidade.
Hoje, 32 brasileiros se suicidam diariamente. No mundo, ocorre uma morte a cada 40 segundos. Aproximadamente 1 milhão de pessoas se matam a cada ano. Sabe-se que os números são muito maiores, pois a subnotificação é reconhecida. Além disso, os especialistas estimam que o total de tentativas supere o de suicídios em pelo menos dez vezes.
É fato que o suicídio é um fenômeno complexo, de múltiplas determinações, mas saber reconhecer os sinais de alerta pode ser o primeiro e mais importante passo. Isolamento, mudanças marcantes de hábitos, perda de interesse por atividades de que gostava, descuido com aparência, piora do desempenho na escola ou no trabalho, alterações no sono e no apetite, frases como “preferia estar morto” ou “quero desaparecer” podem indicar necessidade de ajuda.
De acordo com o secretário de Saúde de Luís Eduardo Magalhães, o atendimento será por ordem de chegada e começa às 8h. “As pessoas que se enquadram nestes perfis devem passar por uma avaliação. Muitas vezes uma simples conversa com um especialista pode significar a manutenção da vida”, comentou Felipe Melhem.
Assessoria de Comunicação (ASCOM)