A prefeitura de Barreiras deu uma ótima notícia na noite desta sexta-feira ( 29 ) a liberação do segundo paciente que estava com COVID-19 a receber alta no Hospital Eurico Dutra. O HED funciona atualmente como pronto atendimento para casos leves da doença. Segundo o release da prefeitura de Barreiras é um homem de 68 anos, natural do município de São Desidério que não teve o nome divulgado. O primeiro paciente a receber alta do Eurico Dutra foi Davi José de Sousa, de 90 anos, também de São Desidério. a matéria com a liberação do Seu Davi pode ser lida aqui. Parabéns a toda a equipe do Eurico Dutra por dar mais um pouco de esperança em tempos tão difíceis.
Matéria da ASCOM de Barreiras na íntegra
A equipe médica do Pronto Atendimento Coronavírus, no Hospital Municipal Eurico Dutra, comemorou a cura do segundo paciente com Covid-19 a passar por internamento na unidade. O senhor de 68 anos, natural do município de São Desidério recebeu alta na manhã dessa sexta-feira (29), após ficar sete dias internado e passar pelo tratamento da doença, seguindo os protocolos do Ministério da Saúde.
De acordo com o diretor médico, Rodrigo Melo, que acompanhou a liberação do mais novo curado juntamente com a diretora administrativa, Kátia Sales e a médica Ana Maria, o paciente não teve maiores complicações e reagiu bem aos medicamentos. “Durante os primeiros cinco dias, esse segundo paciente, liberado hoje, fez uso dentro do protocolo dos remédios hidroxicloroquina, azitromicina e enoxaparina. Esperamos o término desse protocolo e após 48 horas, ele evoluiu bem e não teve necessidade da utilização do cateter de oxigênio. Hoje ele está indo bem para casa, respirando normal e considerado curado”, esclareceu o diretor.
A Unidade de Referência para Triagem e Pronto Atendimento do novo Coronavírus, o Hospital Municipal Eurico Dutra, possui 10 leitos para casos moderados em observação e 02 de estabilização com ventiladores mecânicos. Desde o inicio de seu funcionamento, no 03 de abril, atende uma média de 12 pacientes diariamente e conta com uma equipe multidisciplinar especializada composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais, além da equipe administrativa e limpeza.
“Estamos contentes por mais essa cura da Covid-19 em nossa região. A Prefeitura de Barreiras em parceria com o Governo do Estado, tem atendido e acompanhado pacientes com casos leves e moderados dos municípios do Oeste, com seriedade e humanização aqui no Pronto Atendimento Coronavírus, e os casos graves são encaminhados para o Hospital do Oeste (HO). Contamos também com o Laboratório de Agentes Infecciosos e Vetores (LAIVE) da Universidade Federal do Oeste da Bahia na realização dos exames, que tem sido célere e eficaz para o monitoramento e o tratamento dos pacientes testados positivos. Ressaltamos que é fundamental a participação de todos no combate dessa pandemia, com assepsia das mãos sempre que necessário, inclusive com uso de álcool em gel e máscaras”, pontuou Anderson Vian, secretário de saúde de Barreiras.