Toda equipe do centro cirúrgico do Hospital Municipal Eurico Dutra estava de prontidão nesta sexta-feira, 20, para receber os pacientes regulados para a segunda etapa de realização do exame de colonoscopia com anestesia. Eles foram submetidos ao procedimento, após passarem pelo atendimento nas Unidades de Saúde, realização de todos os exames e agendamento prévio junto à Central Integrada de Regulação (CIR).
Segundo informações do médico especialista Dr. Humberto Mariz, o procedimento dura aproximadamente 40 minutos e logo após o paciente já pode ir para casa. A dona de casa Juliana Alves Santos Serqueira, 39 anos, moradora do bairro Vila Dulce aguardava o procedimento com boas expectativas.
“No ano passado realizei esse exame, e foi constatado pólipos, então preciso de acompanhamento todo ano. Fui muito bem recebida pelos profissionais de saúde, desde a Unidade de Saúde Dr. Jaime de Lima até minha chegada no Hospital Municipal Eurico Dutra, tenho recebido atenção e carinho dos profissionais, então só posso agradecer, porque eu não tinha condições financeiras para custear o valor dos exames e da colonoscopia”, disse a paciente.
Os cinco pacientes possuem comorbidades e necessitam de cuidados específicos, sendo recomendado a utilização do centro cirúrgico do HMED com acompanhamento de médico especialista, anestesista e equipe de enfermagem. A coordenadora da Central Integrada de Regulação, Josélia Nunes e a diretora administrativa do HMED, Ana Karina acompanharam o processo de triagem até o início do procedimento, explicando que a colonoscopia é um exame realizado rotineiramente no Centro de Especialidades Leonidia Ayres de Almeida.
“No início do mês, já atendemos pacientes com comorbidades para o exame de colonoscopia com anestesia, e hoje, mais cinco recebem o atendimento do especialista. Mas os exames de colonoscopia são realizados no Centro de Especialidades Leonidia Ayres de Almeida, buscando sempre prevenir e acompanhar pessoas com alterações, evitando assim, o câncer do colorretal. Mais uma vez, essa ação comprova o esforço da Prefeitura de Barreiras através da Secretaria de Saúde para oferecer exames de alto custo na rede municipal, assegurando mais saúde e qualidade de vida a população”, finalizou a coordenadora da CIR.
Dircom