Diante da reincidência na violação da rede distribuidora de água, os técnicos da Embasa acionaram na última quarta-feira (31) a Polícia Militar para efetuar a prisão em flagrante de um senhor que furtava água na localidade de Cariparé, em Riachão das Neves. Ele foi conduzido pelos policiais para esclarecimento depois de equipe da empresa ter prestado um boletim de ocorrência por causa da infração e da agressividade das ameaças do morador. Apesar da equipe identificar e retirar a irregularidade em outras oportunidades, o morador insistia no crime ao religar, à revelia, a sua casa à rede operada pela Embasa.

Para o advogado da Embasa, Gildemar Bittencourt, que acompanhou a ação policial, a prisão em flagrante foi necessária. “Além da violência no tratamento das nossas equipes, a ação deste senhor vinha colocando em risco o atendimento regular do fornecimento na localidade. A água furtada era direcionada para atender ao seu rebanho de gado, lesando os demais moradores atendidos pela mesma rede e que usam a água tratada de forma racional e que pagam as suas contas em dia”, reforça.

O gerente do Escritório Local de Riachão das Neves, Rodrigo Oliveira, explica que o morador estava se negando a se cadastrar como usuário da rede e remunerar pelo serviço de água tratada, cuja operação da Embasa teve início este ano na localidade. Ao longo do ano, fizemos várias reuniões e mesmo durante a etapa do cadastramento, reforçamos sobre a importância do uso racional da água tratada, que deve ser consumida para o uso doméstico dos moradores, evitando ser utilizada para fins comerciais como irrigação ou dar água a gado, por exemplo”, reforça.

A Embasa reforça que qualquer intervenção na rede ou no hidrômetro com o intuito de furtar água é qualificada como crime contra o patrimônio, de acordo com o artigo 155 do Código Penal Brasileiro, cujo parágrafo 3º, ao tratar de furtos, equipara “à coisa móvel a energia elétrica ou qualquer outra que tenha valor econômico”. Caso a população identifique alguma ligação clandestina, pode denunciar pelos canais de atendimento ao cliente da Embasa: 0800 0555 195 e Agência Virtual (no aplicativo Embasa para celular ou no site https://agenciavirtual.embasa.ba.gov.br.

Assessoria de Comunicação da Embasa

Quer mais notícias, clique aqui: www.maisoeste.com.br

Comentário desabilitado.