O lançamento de sete obras de cinco autores locais vai movimentar a posse da nova diretoria da Academia Barreirense de Letras (ABL), eleita para o biênio 2020/2021. O evento acontece neste sábado (15), às 19h, no Centro Cultural Rivelino Carvalho, Centro Histórico de Barreiras.
A consolidação da entidade com um elemento fomentador da cultura e da arte de Barreiras e região é um dos propósitos da nova equipe que estará à frente da academia, dando continuidade aos trabalhos executados nos últimos anos.
Outro projeto, não só da diretoria, mas de todos os membros da ABL, é a concretização do sonho da sede própria, um compromisso já assumido pela administração municipal com a gestão anterior.
Neste contexto a professora e escritora Ananda Lima, que vai entregar a presidência para o também professor/pesquisador e escritor, Valney Dias Rigonato disse que a ABL vive um momento muito especial com a chegada da diretoria que sucede sua gestão.
“O novo presidente abre uma nova perspectiva para a entidade, não só socialmente, mas também no olhar para si. Acredito que a instituição dará um salto importante no fortalecimento da literatura oestina”, afirmou.
Ao avaliar a sua gestão, Ananda destacou que foi bastante desafiadora, “especialmente pela minha inexperiência com a cultura e diálogos institucionais. Mas ao término desses dois anos de gestão, tenho um coração cheio de gratidão por toda a vivência e encontros nesta caminhada”.
Para a cerimônia de transmissão dos cargos ela convidou os músicos Ruan Carlos Trindade (voz e violão) e Renan Juchem (saxofone), que darão um toque especial ao evento. Como característica da entidade, seus membros e convidados também recitarão poesias e levarão a arte para o Centro Cultural.
Escritores locais
O lançamento de diversas obras de autores locais no próximo sábado, denota o espírito da agremiação das letras, de valorizar e incentivar a produção dos artistas de Barreiras e região.
Uma delas é do membro da academia, Raimundo Augusto Corado, com a segunda edição de ‘Versos & Rimas’. O poeta salientou que as composições do gênero poético sonetista resgatam valores em memória e em vida, de pessoas que lhe são caras, e encaminha os leitores para uma leitura leve, com uma boa dose de comicidade.
Professor, pesquisador e poeta, membro da ABL, Antônio de Pádua relança ‘Cantiga D’Amor-Menino’ (poesias) e ‘A Poesia da Mensagem Angolana e a Mensagem da Poesia Afro-Brasileira’.
Ele, que já publicou seis livros de poesias, escreveu também ‘Movimento Poetas na Praça: uma poética de ruptura e resistência’ e anunciou para breve ‘A Cidade Antiga’, de poemas e bilíngue, português/francês.
Também membro da academia e com mais de 30 cordéis já publicados, Zeca Pereira define seu livro ‘ABL do Cordel, Além de Rima, Métrica e Oração’ como “um manual com as técnicas para quem deseja escrever literatura de cordel”.
A coletânea de poesias ‘Algumas de amor e outras do ser’ e ‘A bela acordadíssima’, livro infantil, são os títulos que o poeta Théo de Araújo Santos lançará no evento.
Também livro de poesias ‘Memórias de uma vida’ será relançado pela servidora pública (judiciário) e poetiza Carla Lopes, que traz seu trabalho para Barreiras, onde se juntará aos autores locais.
Ela, que é de Santa Rita de Cássia, destacou que tem boa expectativa para o evento. “Estou muito grata por esta oportunidade de apresentar meu livro ao público barreirense”, concluiu.
Quer mais notícias, clique AQUI: www.maisoeste.com.br
Instagram – @lojaallianca